Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Itapevi abre inscrições para campanha de castração de pets

Logo Giro
Cirurgias serão feitas no Castramóvel (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

De acordo com a Prefeitura de Itapevi, os procedimentos gratuitos devem ser iniciados a partir da segunda quinzena de janeiro de 2024

Já estão disponíveis as inscrições para a 10ª campanha de castração gratuita de cães e gatos de Itapevi. Nesta etapa, serão atendidos animais que residem nas regiões de Amador Bueno e Centro. Os procedimentos médicos estão previstos para começar na segunda quinzena de janeiro de 2024.

Segundo a administração municipal, nesta ação, serão disponibilizadas cerca de mil vagas. As inscrições devem ser feitas preferencialmente pelo sistema online, no site da Prefeitura de Itapevi.

É possível solicitar a castração de até cinco pets, entre gatos ou cães, por CPF. Serão aceitos cadastros apenas de maiores de 18 anos.

Leia Mais: FPM: Itapevi, Osasco e mais dez cidades recebem repasse de R$ 763 mi

Além disso, a inscrição pode ser feita presencialmente no Resolve Fácil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua José Michelotti, 347, bairro Cidade Saúde. Na unidade, o munícipe terá à disposição computadores do programa Acessa Itapevi para realizar a inscrição, mediante a apresentação de cópias do RG, CPF e comprovante de residência.

Mais detalhes sobre a castração em Itapevi

Em Itapevi, a castração é oferecida de forma gratuita e destinada exclusivamente a cães e gatos sem raça definida, abrangendo animais a partir dos cinco meses até os cinco anos de idade. Durante o procedimento cirúrgico, é realizada a tatuagem permanente na orelha do animal para fins de controle populacional.

A Secretaria do Meio Ambiente e Defesa dos Animais entrará em contato telefônico com os inscritos para comunicar o agendamento da cirurgia para o pet. O órgão fará a comunicação com o morador por meio de ligação, de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial.

Leia Mais: Praça da Cidadania de Itapevi oferece cursos e lazer para população

Itapevi abre inscrições para campanha de castração de pets
A castração de cães e gatos é oferecida de forma gratuita (Felipe Barros/Prefeitura de Itapevi)

No dia do procedimento, apenas os protetores de animais devem comparecer pessoalmente à Secretaria do Meio Ambiente e Defesa dos Animais, localizada no bairro Vila Nova Itapevi, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para solicitar os serviços.

“Para facilitar o processo de castração, o serviço do Castramóvel ficará estacionado em três regiões em diferentes períodos: Cemeb Evany Camargo Ribeiro (Monte Serrat), Cemeb Jornalista João Valério de Paula Neto (Amador Bueno) e Ginásio de Esportes (Centro). As cirurgias acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no local previamente definido”, ressaltou a Prefeitura de Itapevi.

Leia Mais: Itapevi e Barueri reúnem mais de 580 postos de emprego

Desde 2018, a cidade realizou mais de 22 mil castrações de cães e gatos por meio dos serviços do Castramóvel e do Canil conveniado ao município. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 4205-0344.

Unidade de Saúde Animal de Itapevi

Itapevi abre inscrições para campanha de castração de pets
Espaço ficará no bairro Jardim Julieta (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

Para promover a saúde dos animais, Itapevi iniciará, no primeiro semestre de 2024, a construção de sua Unidade de Saúde Animal (USA). Municípios como Barueri, Cajamar, Santana de Parnaíba e Osasco já oferecem serviços veterinários gratuitos para os pets.

O empreendimento será edificado no local onde funcionava o antigo velório municipal, situado na rua Gaudêncio Barbosa, 486, bairro Jardim Julieta. As obras são realizadas em colaboração com o governo estadual de São Paulo, com um investimento estimado de aproximadamente R$ 2 milhões na unidade.

Uma vez concluída, a unidade de saúde animal será composta por dois pavimentos. O térreo abrigará todos os serviços destinados aos pets do município. Na área externa do hospital, haverá espaço designado para estacionamento do Castramóvel.

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail