Documento comunica ao proprietário de um imóvel que a área construída está divergente da área cadastrada. Imposto é calculado considerando o metro quadrado efetivo de área construída
Para regularizar imóveis na cidade, a Prefeitura de Cotia deu início ao envio de Informativo aos proprietários, cujas residências foram identificadas divergência entre a área construída e a área cadastrada no sistema público. A ação começou nesta sexta-feira (16) e é coordenada pela Secretaria da Fazenda da cidade, com o objetivo de refazer o cálculo correto do IPTU 2023.
A notificação será encaminhada por meio dos Correios e será enviada antes do carnê de cobrança do IPTU. Após o recebimento do informativo, o dono do imóvel tem até 31 de janeiro de 2023 para realizar a contestação no Centro Integrado Tributário (CIT).
De acordo com a gestão pública cotiana, as divergências foram constatadas por meio de um trabalho de atualização do cadastro de imóveis em todo o município utilizando imagens aéreas e frontais das propriedades. O valor do IPTU é calculado considerando o metro quadrado efetivo de área construída.
“Caso o proprietário não apresente manifestação contrária ao levantamento solicitando revisão e correção por parte da Prefeitura no prazo estipulado no Informativo, a Secretaria da Fazenda emitirá a cobrança do imposto com base na nova área construída apurada durante o levantamento”, afirmou a Prefeitura.
O documento traz um link, usuário e senha para que o contribuinte acesse as alterações identificadas pelo levantamento da administração municipal e, ao acessar esta página, o contribuinte tem a opção de agendar o atendimento.