Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Ipem-SP aprova balanças de empresa instalada em Santana de Parnaíba

Logo Giro
Fuincionário do órgão realizando testes (Divulgação/Ipem-SP)

Segundo o Instituto, a balança é submetida aos ensaios de determinação de erros de medição, utilizando-se padrões rastreados ao Inmetro. Em 2021, foram verificadas 112.928 balanças no comércio

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou na quinta-feira (18) a verificação inicial de 900 balanças na empresa Ramuza, instalada na cidade de Santana de Parnaíba. Os instrumentos foram aprovados. 

Primeiramente, a equipe do Ipem-SP realizou o chamado Exame de Conformidade de Modelo Aprovado. Foi feita a verificação da conformidade do instrumento às características de construção descritas na portaria de aprovação de modelo baixada pelo Inmetro, e específica para o modelo inspecionado.  

Em seguida, o órgão realizou os Ensaios de Medição. A balança é submetida aos ensaios de determinação de erros de medição, utilizando-se padrões rastreados ao Inmetro.  

Ao ser verificado e, consequentemente, aprovado, o instrumento de medição recebe uma marca de verificação inicial. Além disso, ganha uma marca de selagem – selo de material plástico contendo o símbolo do Inmetro -, com o objetivo de garantir a inviolabilidade do produto.

Em 2021, o Ipem-SP verificou 112.928 balanças no comércio. Na verificação inicial, no fabricante ou importador, foram 98.895 instrumentos, autorizando, por meio da declaração do fabricante, a comercialização de 204.490.   

Receba nossas notícias em seu e-mail