giro

Instituto Federal anuncia primeiros cursos do campus de Carapicuíba

Os cursos técnicos no Instituto Federal de Carapicuíba, serão Edificações, Saneamento, Design de Interiores e Paisagismo; saiba mais detalhes
Empreendimento ficará ao lado da Aldeia de Carapicuíba (Divulgação/Instituto Federal)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e a administração municipal de Carapicuíba divulgaram os quatro primeiros cursos técnicos que serão oferecidos para as primeiras turmas, a partir do ano que vem.

O anúncio foi feito na quinta-feira (8), durante a terceira e última audiência pública para a implantação do campus na cidade. A ação ocorreu na Praça da Aldeia de Carapicuíba, ao lado do terreno concedido para o campus do IFSP na cidade.

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio regular serão Edificações e Saneamento. Nas modalidades concomitante ou subsequente, o campus terá os cursos de Design de Interiores e Paisagismo.

Instituto Federal em Carapicuíba: mais informações

Haverá cursos superiores no Instituto Federal de Carapicuíba (Rovena Rosa/Agência Brasil)

No evento, foram divulgados os dados coletados pelos questionários diretivos, feitos por meio de formulário online e abertos a toda a população, para escolha dos futuros cursos do Instituto Federal.

Conforme o levantamento, os cursos mais apontados foram Enfermagem, Edificações, Desenhos de Construção Civil, Administração, Farmácia, Meio Ambiente, Tradução e Interpretação de Libras, Marketing, Nutrição e Dietética, Agente Comunitário de Saúde, Produção de Materiais Didáticos Bilíngues em Libras/Língua Portuguesa e Medicina Veterinária.

Na segunda opção, os cursos preferidos foram Desenvolvimento de Sistemas, Paisagismo, Design de Interiores e Administração. Apareceram também nessa lista Produção de Áudio e Vídeo, Programação de Jogos Digitais, Segurança do Trabalho, Artes Visuais e Eventos.

Quando analisadas as áreas do conhecimento mais apontadas, prevaleceram Infraestrutura; Informação e Comunicação; Ambiente e Saúde; Produção Cultural e Design; Gestão e Negócios e Desenvolvimento Educacional e Social.

Na preferência de cursos para Licenciatura, apontados pela população, o eixo de Ciências Humanas prevaleceu, especialmente as áreas de Artes e Educação.

Futuros cursos

A diretoria do futuro Instituto Federal de Carapicuíba anunciou que os próximos cursos, ainda a serem definidos, serão na área de Ambiente e Saúde, seguindo o que foi manifestado no formulário online.

“Também foi anunciado que o campus de Carapicuíba terá dois cursos de Licenciatura, futuramente, um na área das Ciência Exatas, que é exigido pela proposta acadêmica do IFSP, e outro na área de Ciência Humanas, também indo ao encontro do que foi manifestado no questionário diretivo”, afirmou a Prefeitura de Carapicuíba.

Os primeiros cursos definidos seguiram outros parâmetros de análise, como as grades oferecidas por outras instituições da região e pesquisas sobre as áreas de formação mais recorrentes entre a população de Carapicuíba.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.