giro

Violência em queda: crimes contra a vida registram diminuição na região oeste da Grande SP

Municípios que integram consórcio Cioeste tiveram alta nos casos dos crimes contra o patrimônio. Estupros tiveram elevação de 4,3% no mês passado
Cidades da região não registraram roubos a bancos (Divulgação/ SSP)

No mês de setembro, os crimes contra a vida, com exceção de estupros, apresentaram queda nas 11 cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste), em comparação ao mesmo mês de 2020. Por outro lado, os crimes contra o patrimônio seguem em alta. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Casos de estupros tiveram leve alta de 4,3% (47 a 49). Já o homicídio doloso (quando há intensão de matar) caiu de 17 para 7 ocorrências (58,8%), e o latrocínio reduziu 58,8% (17 a 7).

Os crimes contra o patrimônio cresceram pelo nono mês seguido em quase todas as cidades. O roubo e furto de veículos apresentaram as maiores elevações. O indicador de roubos a bancos ficou zerado no mês passado. Ele ficou estável e sem registro pela quarta vez consecutiva e pela sétima vez na série histórica do período. Já o roubo outros saiu de 739 para 1.006 fatos somados nas 11 cidades.

Produtividade
O trabalho das polícias paulistas na região metropolitana de São Paulo, em setembro de 2021, resultou em 2.010 prisões e na apreensão de 136 armas de fogo ilegais. Também foram registrados 477 flagrantes por tráfico de entorpecentes.

*Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.