giro

Há 397 pessoas com segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada em Barueri

Município já vacinou 43.241 pessoas, destas, 27.642 receberam a primeira dose, o que corresponde a 10% da população
Os fabricantes das vacinas aplicadas no Brasil orientam para que o intervalo entre as doses seja respeitado, para não comprometer a proteção no organismo (Divulgação/Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Em Barueri, 397 pessoas que deveriam ter tomado a segunda dose da vacina contra covid-19 ainda não compareceram para receber o reforço, segundo informações da secretaria de Saúde do município em levantamento feito pela reportagem do Giro. O número corresponde a 5% da população que já tomou a primeira dose. 

Os fabricantes das vacinas aplicadas no Brasil (Butantan/Sinovac e Fiocruz/Astrazeneca) orientam para que o intervalo entre as doses seja respeitado, para não comprometer a taxa de proteção no organismo. A vacina do Butantan deve ser aplicada entre 14 e 28 dias da primeira dose, enquanto a da Astrazeneca requer um intervalo de 90 dias. 

VACINAÇÃO
De acordo com o site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo, Barueri vacinou 43.241 pessoas. Destas, 27.642 receberam a primeira dose, o que corresponde a 10% da população. Tomaram o reforço 15.599 pessoas, cerca de 6% da população.