Itapevi, Barueri e Cotia são algumas das cidades que já iniciaram a imunização contra a gripe. Já Carapicuíba começa na quarta-feira (9)
Começa nesta segunda-feira (7) a campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza). A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários que incluem idosos, gestantes, puérperas e crianças de seis meses a menores de seis anos. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação evita entre 60% e 70% dos casos mais graves e óbitos causados pela doença.
Entre as cidades cobertas pelo Jornal Giro, Itapevi, Cotia, Barueri, Jundiaí, Taboão da Serra, Santana de Parnaíba, além de Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus, já iniciaram a campanha. Carapicuíba começa na quarta-feira, 9 de abril.
O adulto e pais ou responsáveis devem comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência com o cartão do SUS e a carteira de vacinação para ser imunizado.
+SIGA os canais de notícias do Giro no Whatsapp, Telegram e Linkedin.

Gripe: cidades e detalhes da vacinação
Confira detalhes da vacinação em alguns municípios.
Itapevi
Na cidade de Itapevi, o horário de atendimento para a imunização contra a Influenza nas unidades de saúde é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Nas unidades do Jardim Vitápolis, Parque Suburbano, Amador Bueno e Jardim Rainha a imunização acontece até as 18h.
Nas próximas semanas, a vacinação contra a gripe também será estendida para outros grupos prioritários: puérperas, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, educadores, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e pessoas em situação de rua.
Jundiaí
O município recebeu 9.200 doses da Secretaria Estadual da Saúde e, na primeira semana, serão vacinados contra gripe os idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas. A aplicação ocorrerá, de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, preferencialmente no período da manhã.
Barueri
Para se vacinar em Barueri, adultos e pais devem dirigir-se até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Confira AQUI o endereço de todas as unidades do município. São 5.700 doses de início.
Cotia
No município, crianças com comorbidades (menores de 9 anos) também estão sendo vacinadas contra a gripe. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 14h. *Na UBS dos Mendes, a vacinação acontece apenas às segundas, quartas e sextas-feiras.

Santana de Parnaíba
A reportagem do Jornal Giro entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Santana de Parnaíba nesta segunda-feira, 31 de março, para obter informações sobre a vacinação contra a gripe. A imunização terá início pelos grupos prioritários, que incluem idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.

Taboão da Serra
O município já está aplicando a dose do imunizante. Confira a lista das UBSs acessando a reportagem (clique aqui).
Carapicuíba
Para receber o imunizante, a pessoa deve procurar a UBS/USF mais próxima de sua residência. A aplicação ocorre em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h30.

Pirapora do Bom Jesus
Basta comparecer a uma Unidade de Saúde da Família (USF). O atendimento é das 8h às 16h.
Vargem Grande Paulista
A vacinação contra a gripe já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira, das 9h ás 15h.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.