giro

Gripe: vacinação começa na segunda-feira (7) em Jundiaí. São 9.200 doses

Logo Giro
gripe
A vacina possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, nos meses de outono e inverno (Divulgação/Arquivo PMJ)

A aplicação ocorrerá nas UBSs e Clínicas da Família, preferencialmente no período da manhã. Confira locais de imunização contra a gripe

Jundiaí inicia, na segunda-feira (7), a vacinação contra a gripe (Influenza). O município recebeu 9.200 doses da Secretaria Estadual da Saúde e, na primeira semana , serão vacinados os idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas.

A aplicação ocorrerá, de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, preferencialmente no período da manhã.

“A vacina é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a Influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, ou seja, nos meses de outono e inverno, reduzindo as internações e o número de óbitos. Iniciaremos pelos idosos, público mais suscetível a desenvolver a forma mais grave da doença, pelas gestantes e puérperas. Depois, ampliaremos para os demais grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde”, explica a enfermeira Carolina de Azevedo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE).

Confira os endereços clicando aqui.

+SIGA os canais de notícias do Giro no WhatsappTelegram e Linkedin.

Gripe: mais de 122 mil doses aplicadas em 2024

Anualmente, o imunizante contra a gripe é atualizado para ser mais efetivo na proteção contra as cepas dos principais vírus que circulam no Brasil. Em 2025, a dose passou a fazer parte do Calendário Nacional de vacinação dos idosos 60+, das crianças de seis meses a menores de seis anos e das gestantes.

No ano passado foram aplicadas 122.899 doses da vacina em Jundiaí. A cobertura ficou aquém da meta de 90%, sendo que em idosos alcançou 51,61%; em crianças de seis meses a menores de seis anos, 68,75%; e em gestantes, 23,11%.

gripe
(Tomaz Silva/Agência Brasil)

O que levar na vacinação

Para receber a vacina da gripe, o cidadão deve apresentar documento com CPF. O registro é feito no sistema de informação, seguindo determinação do Ministério da Saúde.

Fique ligado!

Durante a campanha de vacinação contra Influenza, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) recomenda que a população que necessita das vacinas de rotina procure os serviços de saúde preferencialmente no período da tarde.

Saiba como evitar a influenza

Confira alguns cuidados:

  • Higienização frequente das mãos e objetos;
  • Mantenha o ambiente arejado;
  • Beber bastante água e manter-se hidratado;
  • Ter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes;
  • Reforçar a imunidade;
  • Manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeiras e mofos; e
  • ⁠Suplementação de vitaminas e minerais, se necessário.
gripe
A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da Influenza, responsável pelas infecções respiratórias (Divulgação/Governo de SP)

Sintomas da gripe e prevenção

Os principais sintomas incluem febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça e coriza. Idosos costumam apresentar febre mais branda. Já em crianças, a febre pode ser mais alta e acompanhada de inchaço nos linfonodos cervicais (região do pescoço). Além disso, podem ocorrer casos de bronquite, bronquiolite e sintomas gastrointestinais, como diarreia.

Pessoas com sintomas de gripe devem aguardar a recuperação antes de tomar a vacina. Para evitar a transmissão do vírus, recomenda-se: 

  • Usar máscara ao apresentar sintomas; 
  • Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar; 
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca; 
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal; 
  • Manter os ambientes bem ventilados; e
  • Reduzir o contato próximo durante o período de transmissão da doença. 

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail