Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

GREVE DO METRÔ: trens das linhas 8 e 9 operam normalmente em Osasco e região

Logo Giro
As rotas de trens que circulam por Osasco, Barueri, Carapicuíba e outras cidades da Região Oeste da Grande São Paulo não foram afetadas pela paralisação (Marcos Santos / USP Imagens / Divulgação)

Metroviários apresentaram várias demandas, incluindo o fim da privatização e terceirização do serviço de transporte pelo governo, aumento nas contratações de novos servidores e pagamento de abono

Segue com operação normal, na noite desta quinta-feira (23), a Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda, da ViaMobilidade. As rotas de trens que circulam por Osasco, Barueri, Carapicuíba e outras cidades da Região Oeste da Grande São Paulo não foram afetadas pela paralisação feita pelos funcionários do Metrô.

As linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também têm circulação normal, bem como as rotas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô. A greve dos metroviários atinge as linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 15-prata, do monotrilho.

Por volta das 17h15, algumas estações foram reabertas e algumas linhas retomaram parcialmente seus atendimentos. São elas:
Linha 1-Azul – Ana Rosa até Luz
Linha 2-Verde – Clinicas até Alto do Ipiranga
Linha 3-Vermelha – Santa Cecília até Bresser
Linha 15-Prata – Estações fechadas.

Entenda a greve
Na noite de quarta-feira (22), os metroviários aprovaram em assembleia uma greve de 24 horas a partir da 0h desta quinta (23), com paralização total e paradas fechadas nas linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha, do metrô, e 15-prata, do monotrilho.

Entre as reivindicações feitas pelos trabalhadores estão: pagamento de abono salarial para repor o não pagamento das participação nos lucros (PRs) de 2020 a 2022, a revogação de demissões por aposentadoria e outros desligamentos realizados em 2019, além de novas contratações por meio de concurso público.

*Com informações do jornal “Folha de SP” e do portal “SP Sobre Trilhos”

Receba nossas notícias em seu e-mail