Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Golpes usando biometria: 93% ocorrem em apps de mobilidade

Logo Giro
Especialistas destacam que a biometria é um dos métodos mais efetivos para combater as ocorrências (Divulgação/Freepik)

Além disso, pesquisa revelou que 77% dos golpes ocorreram usando a biometria. Usuários de SP, MG, RJ, BH e PA estão mais suscetíveis

Um levantamento da CAF, empresa especializada em identidade digital, revelou que golpes utilizando a biometria estão se tornando mais comuns. Detalhe: a maioria deles ocorre em aplicativos de mobilidade urbana, como Uber, 99, entre outros. O Estado de São Paulo foi o que mais registrou casos de fraudes, representando quase um terço do total. As informações são do portal Olhar Digital.

A pesquisa faz parte do Mapa de Identidade e da Fraude e analisou ocorrências entre os meses de julho e setembro de 2023, em comparação com o trimestre anterior. Segundo os dados, 77% dos golpes nesse período ocorreram usando a biometria. E, desse total, 93% das tentativas de fraudes foram no setor de mobilidade.

Apesar das tentativas de fraudes e golpes, especialistas destacam que a biometria facial é um dos métodos mais efetivos para combater as ocorrências. Mas as companhias devem sempre manter a tecnologia antifraude atualizada. Além disso, não deixe estranhos tirarem fotos suas sem saber o motivo.

Golpes

A pesquisa da CAF revelou ainda que o setor de transporte urbano e entrega de comidas e bebidas teve um crescimento de 19% nas tentativas de golpes usando biometria. Essas tentativas acontecem com mais frequência nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, sendo quinta-feira o dia com mais ocorrência (20% dos casos do trimestre). O horário mais comum foi às 4h (3,57%).

O relatório constatou também que fraudes com o uso de imagens e documentos dos usuários também são comuns: 7% do total. A principal técnica é o spoofing, que consiste em usar uma imagem da pessoa manipulada (ou dela própria) para se passar por ela.

Os segmentos de comércio eletrônico e serviços financeiros também registraram elevação de fraudes. O primeiro foi de 1,22% para 1,37%. Já o segundo de 0,42% para 0,51%. Mesmo assim, os números são menores do que os registrados no mesmo período de 2022.

Usuários dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pará estão mais suscetíveis a tentativas de golpe, representando, juntos, 51% do total de fraudes do País. São Paulo, sozinho, teve 30% dos casos.

Por gênero, os homens lideram a lista, representando 61% das vítimas em transações consideradas como ameaças de golpe em geral. No segmento da mobilidade, a diferença sobe para 74% para homens.

Golpes usando biometria: 93% ocorrem em apps de mobilidade
Homens lideram a lista nas fraudes (Divulgação/Freepik)

Com informações do portal Olhar Digital.

LEIA MAIS:

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.