O texto diz que o órgão detectou inconsistências no cadastro de Pessoa Física, referente aos dados bancários. Saiba como evitar o golpe
Você recebeu pelo Correios um documento intitulado “Intimação para regularização de dados cadastrais”? Caso sim, fique atento porque é um golpe! Há alguns anos, a Receita Federal vem dando o alerta, mas alguns contribuintes relatam ter recebido a carta recentemente.
O texto diz que “a Receita Federal detectou inconsistências em seu cadastro de Pessoa Física, referente aos seus dados bancários declarados anteriormente.” A carta destaca ainda que o cadastro do destinatário passou a constar na lista da malha fina do órgão público.
A carta ressalta o procedimento online para regularização do cadastro de Pessoa Física da Receita Federal, para evitar multas e “futuros problemas”. Os falsário indicam um endereço eletrônico.
A intimação termina com as seguintes informações: “Nenhuma unidade da Receita Federal está autorizada a receber seus dados, pois trata-se de dados sigilosos e deverão ser feitos somente através do endereço eletrônico acima citado.” Ou seja, a pessoa não deve comparecer ao espaço físico do órgão público.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin

Golpe: não acesse
Apesar de conter a marca da Receita Federal, a intimação é uma tentativa de golpe. Além disso, a autarquia não enviaria comunicados com um link diferente do site oficial ou com uso de encurtadores de link. Ela alerta, ainda para o envio de e-mails falsos.
Se você recebeu o comunicado, não acesse o link e, muito menos, preencha os dados, pois você pode dar acesso a informações pessoais de segurança a criminosos.
Este tipo de golpe é chamado de plishing, ou seja, fraude usada para conseguir dados pessoais, senhas e números de contas por meio de e-mails e websites falsos.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.