Há uma grande variedade de hortaliças que podem ser cultivadas em vasos dentro de casa, afirma o paisagista João Queiroz, fundador da Petrichor. Acompanhe:
“Uma horta funcional está ao alcance de todos”, é o que afirma o paisagista João Queiroz, fundador da Petrichor. Para ele há um significativo crescimento na procura por consumo de alimentos orgânicos e isso tornou-se mais evidente na pandemia de covid-19, quando grande parte da população se deu conta da importância de uma alimentação mais saudável e natural. De acordo com a Pesquisa Nacional desenvolvida pela Organis (Associação de Promoção dos Orgânicos), de 2017 a 2021 houve um crescimento significativo do número de pessoas que incluíram orgânicos em suas rotinas diárias. De 63% em relação a 2019 e 106% se comparados a 2017.
Para o paisagista, é possível cultivar orgânicos até em áreas bem pequenas. “Há uma grande variedade de hortaliças que podem ser cultivadas em vasos dentro de casa. Algumas em temperaturas mais frias e outras em mais quentes. Entre as mais fáceis para estão ervas, como alecrim, manjericão, sálvia, tomilho, pimenta, capuchinha e outras. Elas são resistentes a bichos e não precisam de água todos os dias”, afirma.
Segundo João, o que influencia no cultivo é principalmente a insolação. “Uma horta precisa de, no mínimo, oito horas de sol direto por dia. A ventilação e umidade são também importantes, dependendo do que se irá cultivar, mas o principal é o sol para a funcionalidade da horta, finaliza.