A automação de residências já não é mais coisa do futuro. As novas tecnologias utilizadas em objetos que fazem parte da rotina de uma casa facilitam nossas vidas e ficam cada dia mais acessíveis às pessoas
Era comum até há alguns anos, vermos filmes de ficção e ficarmos com inveja dos personagens que, com apenas um comando de voz, conseguiam fazer com que objetos inanimados o substituíssem em alguma tarefa pouco interessante. Não sabíamos que isso pularia tão rapidamente das telas para a realidade, chegando até nós com o nome de “automação”.
Praticidade no dia a dia é o que a automação de casas nos permite, diz o arquiteto Richard Porto. “São várias as inúmeras possibilidades, desde a abertura e o fechamento de persianas, ao controle de iluminação através de cenários pré-definidos e o controle do ar-condicionado, inclusive podendo ser acionado a caminho de casa para chegar com o clima perfeito. É possível ainda irrigar o jardim com o timer necessário para cada tipo de paisagismo, motorizar o spa, podendo encher a banheira enquanto ainda se está chegando em casa para ter aquele dia relaxante, entre outras ações que facilitam nossa rotina”, explica.
Para conseguir todas essas regalias na palma de nossas mãos, é preciso investir em interruptores, smartphone e comando por voz. O valor a ser gasto dependerá muito da escolha e da necessidade dos donos da casa, além da quantidade de ambientes por onde os controles serão instalados. É possível automatizar somente a área social, por exemplo, ou a casa completa, assim como fazer isso somente na iluminação, ou no ar-condicionado, nas cortinas, nos motores e no controle do áudio e vídeo.
A escolha de uma boa empresa de automação também é um requisito básico, se não o principal, para que todos os comandos funcionem bem e harmonicamente. “É a junção de um produto de qualidade e de um serviço de uma empresa qualificada. Ter uma boa referência é essencial”, complementa o arquiteto.
Benefícios e vantagens de uma casa automatizada
- Facilidade no dia a dia acionando a sua cena de iluminação preferida, ao invés de vários botões no interruptor convencional;
- Desligar tudo de uma só vez como a iluminação, ar condicionado, áudio e vídeo quando estiver saindo de casa;
- Criar eventos para ligar ou desligar a iluminação em horários específicos como o jardim, por exemplo;
- Controlar o home theater escolhendo a fonte apertando apenas um botão, ao invés de se perder com vários controles remotos.
Fonte: Richard Porto/Sax HiFi