O Giro S/A em parceira com o Instituto MAS Pesquisa tem divulgado pesquisas de avaliação dos governos das cidades que compõem a região oeste da Grande São Paulo. Desta vez, o município escolhido foi Araçariguama, que tem mais de 22.860 habitantes, e é administrada pelo prefeito Rodrigo Andrade (Republicanos). Segundo o levantamento exclusivo, 71,2% da população aprova as ações tomadas pelo prefeito, eleito para o primeiro mandato em novembro de 2020. Este número é a soma de pessoas que responderam que avaliam a gestão como ótimo ou bom.
Ainda neste quesito, 2,3% classificaram a administração como ruim e 1,7% como péssimo. Já 4,6% não souberam opinar. Ainda segundo os dados, 20,2% dos ouvidos disseram que acham a gestão regular, com isso, esses números permanecem neutros e não são somados para engrossar o resultado de aprovação ou desaprovação da gestão.
IMAGEM POSITIVA
Quando questionados, diretamente, se aprovam ou não a gestão, os números apontam que 81,5% aprovam, 7,4% desaprovam, 6,6 % nem aprova e nem desaprova e 4,6% não souberam responder.
Em entrevista à reportagem, o sociólogo e cientista político Marcos Agostinho Silva, diretor do Instituto MAS Pesquisa, falou sobre a aprovação da gestão do prefeito Rodrigo Andrade e destacou que, de uma forma geral, os prefeitos da região têm obtido boa avaliação de governo. Porém, enfatizou que isso não significa que a população não irá cobrar investimentos, principalmente na saúde. “A aprovação não isenta as administrações de melhora; o munícipe sempre espera mais”, disse.
O especialista também falou da mudança de paradigma no município. “Hoje, a população acredita que a cidade é administrada diretamente pelo prefeito. E essa postura de atender presencialmente a população uma vez por semana, e a busca por recursos, trazem uma nova esperança para a cidade. Isso reflete no número da avaliação pessoal”, explicou.
SAÚDE É O MAIOR DESAFIO
O levantamento feito em parceria entre o Giro S/A e o Instituto MAS Pesquisa também ouviu a população sobre quais são os principais problemas e desafios para administrar o município. Assim como em muitas outras cidades brasileiras, a Saúde foi apontada por 30,6% dos entrevistados como o principal problema. Na sequência, surge a falta de asfalto, relatado por 9,8% dos ouvidos.
Atento a esse desafio, o prefeito Rodrigo Andrade tem intensificado as reuniões em busca de recursos para ampliar os investimentos na cidade. Nesta semana, ele esteve em Brasília para solicitar emendas a deputados, entre eles, Renata Abreu (Podemos).
METODOLOGIA DA PESQUISA
O levantamento do Instituto Mas Pesquisa foi realizado nos dias 21 e 22 de outubro e ouviu 396 pessoas em 10 regiões, que totalizam 23 bairros da cidade. A margem de erro da pesquisa é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.
APROVAÇÃO POR SEXO E IDADDE
A pesquisa aponta também que as mulheres aprovam mais as ações tomadas pelo atual prefeito. No total, 51,9% das mulheres ouvidas aprovaram a gestão de Rodrigo Andrade. Já 48,1% dos homens ouvidos abonam as ações do prefeito tucano. O prefeito de Araçariguama também tem mais aceitação dos homens e mulheres entre 45 a 59 anos. No total, 26,8% das pessoas dessa faixa etária aprovam a gestão.
COMUNICAÇÃO
No levantamento que avaliou a gestão do prefeito Rodrigo Andrade, 27,4% da população apontou que fica sabendo das ações do governo pelas redes sociais.









