Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Franquias: Cacau Show mantém liderança entre 10 maiores no Brasil

Logo Giro
A empresa está localizada às margens da rodovia Castello Branco (Uelson Henkell/Giro S/A)

A empresa de chocolates finos fica em Itapevi. Ranking da Associação Brasileira de Franchising traz o Mc Donald’s na 3ª colocação em franquias

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Cacau Show, pelo 2º ano consecutivo, no quesito Alimentação – Comércio e Distribuição, manteve a liderança do Ranking ABF das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Operação de 2023. Sediada em Itapevi, a companhia possui 4.216 operações, o que representa crescimento de 10,7% em relação à edição anterior do ranking.

A 3ª posição também é ocupada por uma empresa sediada na Região Metropolitana Oeste da Grande São Paulo, o  McDonald’s (Alimentação – Food Service), com 2.662 operações (variação positiva de 2,50%). A marca só foi superada pela O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 3.689 operações.

Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “quando observamos o comportamento médio da expansão das 50 maiores deste ano, notamos um maior foco em eficiência das operações já instaladas e fortalecimento de canais de venda agregados, principalmente os digitais, colhendo assim os frutos das expansões registradas nos anos anteriores. De qualquer maneira, notamos movimentos representativos de expansão de rede ao longo de toda a lista, incluindo entre as Top10. Até mesmo a Cacau Show, que chegou à liderança na edição passada, manteve um nível elevado de expansão, ultrapassando as 4 mil operações.”

A ABF divulgou em fevereiro que o mercado de franquias no Brasil voltou a crescer em 2023, com o faturamento atingindo R$ 240,661 bilhões, variação nominal 13,8% em relação a 2022. Logo, o resultado foi acima das projeções que apontavam aumento entre 9,5% e 12%. Em relação a 2019 (pré-pandemia), a elevação foi de 28,9%.

Franquias: Cacau Show mantém liderança entre 10 maiores no Brasil
Uma das mais recentes lojas da rede MC Donald’s foi instalada em Jandira (Divulgação/McDonald’s)

Franquias: top 10

Outra empresa da região, o Burger King Brasil, com sede em Barueri, ingressou no ranking das Top 10 em 2023, no quesito Alimentação – Food Service. Segundo a ABF, a marca subiu uma colocação, com 1.331 franquias (+5,7%).

Na frente do Burger King Brasil estão Colchões Ortobom (Casa e Construção), OdontoCompany (Saúde, Beleza e Bem-Estar), rede Lubrax+ (Serviços Automotivos), Subway (Alimentação – Food Service), AM/PM (Alimentação – Comércio e Distribuição) e Óticas Carol (Saúde, Beleza e Bem-Estar).

 Entre as Top 10 franquias no País, portanto, o segmento de Alimentação continua sendo o mais representativo, com cinco marcas no ranking (uma a mais que em 2022). Saúde, Beleza e Bem-Estar se manteve em segundo, com três marcas.

A marca de óculos Chilli Beans (Moda), também sediada na cidade de Barueri, subiu três posições, da 18ª para a 15ª colocação. A empresa conta com 1.116 operações.

Sobre o ranking

Nesta edição do Ranking ABF das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Operação, 19 redes superaram a marca das mil operações, frente a 16 em 2023, e quatro tem mais de 2 mil. A “régua” para entrar no grupo – ou seja, o volume mínimo para figurar no ranking – também cresceu, chegando a 377, ante 366 na edição passada.

O estudo da ABF envolve apenas redes associadas e é feito a partir do banco de dados da entidade e baseado nas informações inseridas pelas próprias redes. As informações são auditadas eletronicamente pelo sistema por meio de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados, sendo que neste ano, mantendo o desenvolvimento contínuo da iniciativa, foi acrescentada mais uma camada de checagem de informações cadastrais.

O ranking 2024 também conta com 51 redes, em razão do empate no 25º lugar. Além disso, redes mistas (com modelo tradicional e microfranquia) cuja rede possui mais de 50% de operações de microfranquias passaram a integrar o Ranking de Microfranquias.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail