Ao todo, foram registrados alagamentos nos bairros de Quitaúna, Km 18, região Central e Km 21, e a remoção de pessoas que viviam em uma área considerada de risco
*Por Alessandra Neves
No fim da tarde de terça-feira (16), as fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de São Paulo causaram alguns transtornos e o município de Osasco foi um dos mais atingidos. Em menos de duas horas, choveu 82 mm, sendo considerado um volume alto de chuva num curto espaço de tempo.
Em nota, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Osasco informou que os principais pontos de alagamento ocorreram nos bairros de Quitaúna, Km 18, região Central e Km 21, limite com o município de Carapicuíba.
Não houve registro de queda de árvores e nem feridos, mas duas famílias que viviam em uma área considerada de risco, no Morro do Socó, zona norte, foram removidas e estão sendo assistidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
A previsão de chuvas para Osasco até sexta-feira (20) é de mais de 62 mm. Para os especialistas, uma chuva considerada muito forte é quando a intensidade é maior do que 50,0 mm/h. Já quando o volume de água fica entre 25,1 e 50 mm/h é uma chuva forte, de 5,0 a 25 mm/h, chuva moderada e menor do que 5,0 mm/h, chuva fraca.
Entre as medidas consideradas importantes para evitar riscos no período de chuva estão:
– Procurar manter-se em um lugar seguro;
– Evitar transitar em ruas alagadas;
– Não enfrentar correntezas nas áreas inundadas;
– Tentar ficar longe da rede elétrica;
– Nunca se abrigar debaixo de árvores.






