Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

FERIADO: o que abre e fecha em Sta. de Parnaíba nos dias 30 e 31

Logo Giro
Uma boa pedida de passeio no feriado prolongado é conferir os tapetes coloridos de Corpus Christi (Arquivo/Giro S/A)

Serviços essenciais (hospitais e UPA) Farmácia Todo Dia, GCM, PM, Depto. de Trânsito e Delegacia Civil não param atividades no feriado

Nesta quinta-feira, 30 de maio, é feriado de Corpus Christi, quando celebra-se o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.. Em Santana de Parnaíba, o feriado é prolongado não havendo expediente nas repartições públicas e em alguns serviços municipais, como secretarias, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e USAs.

Ou seja, estes atendimentos só retornam na segunda-feira, 3 de junho.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Feriado: confira o que funciona

Os serviços essenciais funcionarão normalmente, como as unidades de pronto-atendimentos e urgências – Hospital Santa Ana, UPA Fazendinha e Pronto-Socorro Infantil – abertas 24h. A Farmácia (complexo da saúde) funciona das 7h às 19h. A farmácia Todo Dia, localizada no Complexo da Saúde – rua Prof. Edgar de Morais, 868, Jardim Frediani – funcionará das 7h às 19h durante os dias 30 e 31/5.

As bases da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar, além da Delegacia Civil, também trabalham no feriado prolongado. Os agentes de trânsito e o Departamento de Fiscalização também funcionarão no feriado prolongado.

E se você busca uma atividade ao ar livre, curta um dos parques da cidade. As áreas verdes do município ficam abertas das 7h às 19h.

Tapetes decorados

 Se você for ficar na cidade, uma boa pedida é conferir o tradicional tapete decorado do Corpus Christi, que sempre encanta moradores e visitantes na quinta-feira (30). O evento, que completa 57 anos, costuma atrair milhares de visitantes para o Centro Histórico da cidade no feriado. No ano de 2023, mais de 50 mil pessoas prestigiaram a iniciativa religiosa.

A confecção do tapete, que possui mais de 800 metros de extensão, começa por volta das 6h da própria quinta-feira. A ação é realizada pela igreja católica. A produção conta com a ajuda de mais de mil pessoas de diversas comunidades de Santana de Parnaíba. Para a produção, são utilizados diversos tons de serragens, deixando os desenhos bem coloridos.

Com o tema “Eucaristia, fonte de unidade e fraternidade”, este ano é celebrada a grandiosidade da fé e da união. Para quem não sabe, o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.

Se bater aquela fome, diversas barraquinhas de comida estarão espalhadas no evento. E se você quiser conhecer o artesanato da região, vários artesãos estarão expondo seus produtos.

FERIADO: o que abre e fecha em Sta. de Parnaíba nos dias 30 e 31
Missa campal no Corpus Christi de Santana de Parnaíba (Marcio Koch/Secom Santana de Parnaíba)

Veja a programação do Corpus Christi

6h – início da confecção dos tapetes (ruas do Centro Histórico)

7h – oração dos Laudes (palco)

9h – missa com o padre Marcelo Augusto (Igreja Matriz)

10h – palestra Eucaristia , o coração da comunidade cristã, com o seminarista Bruno Medraño (palco)

12h – missa com padre Raphaell Casaca (Igreja Matriz)

14h – coroação de Nossa Senhora pelos coroinhas e acólitos (palco)

15h – missa campal om Dom Vicente Costa, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento pelos tapetes (Praça 14 de Novembro).

17h – show de evangelização (palco)

FERIADO: o que abre e fecha em Sta. de Parnaíba nos dias 30 e 31
O tema deste ano é “Eucaristia, fonte de unidade e fraternidade” (Haydée Ribeiro/Giro S/A)

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail