De janeiro a junho de 2019 foram confirmados 66 casos autóctones de febre amarela silvestre no Estado. Desse total, 12 evoluíram para o óbito. A região não teve casos confirmados. No sábado, 29, algumas cidades realizam o dia D de vacinação.
“Em Osasco, a cobertura vacinal é de 40,7%”, disse Ademar Mendes Lima, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde. Serão três locais: Posto Volante no Osasco Plaza Shopping, UBS Maria Pia de Oliveira e UBS José Groff, das 8h às 16h.
Em Cotia, 89,8% da população já se imunizou contra a febre amarela. A meta é chegar a pelo menos 95% de cobertura. “Cotia teve registro de um caso, no mês de junho, que está em investigação”, conta Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Locais de vacinação no dia D: UBS Caucaia do Alto e Atalaia, das 8h às 17h, e posto volante no Sacolão Municipal, das 9h às 16h (não serão vacinados menores de 5 anos no posto volante).
Em Parnaíba, as UBS e USA abertas funcionarão das 8h às 17h. Barueri não terá dia D porque atingiu a cobertura de 99,4%. As diretrizes da campanha determinam que municípios que atingiram 90% ou mais de cobertura não precisariam fazer o dia D.
A vacina será aplicada em dose única. É preciso levar a carteira de vacinação. Devem se vacinar crianças a partir de 9 meses, lactantes que amamentam bebês acima de 6 meses e quem tomou a vacina fracionada e vai viajar para país que exige a dose padrão. A vacina continua disponível nas UBS nos dias úteis.
