Basta acessar as redes sociais para perceber que são muitos os relatos de visitas de turistas e grupos de atletas à Serra do Voturuna, localizada entre dois municípios: Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. Todos esses relatos mostram pessoas encantadas com a beleza e a singularidade do local e também porque percebem que bem perto da capital de São Paulo, ainda se consegue caminhar pela mata, praticar esportes em meio à natureza e até se banhar em uma cachoeira!
Um dos pontos mais altos desse local é o morro do Voturuna, que pertence à Pirapora. Também conhecido como morro Negro, tem 1.217 metros de altitude. A serra também abriga a cachoeira do Voturuna, já na cidade de Santana de Parnaíba.
Mesmo sendo uma beleza natural e visitado por muitas pessoas, de acordo com informações do departamento de Comunicação da prefeitura de Santana de Parnaíba, a área da cachoeira do Voturuna é propriedade privada e seu acesso é restrito em alguns pontos.
Relatos de viagem
Um dos relatos mais completos sobre o local está descrito no site mochileiros.com. Carlos Fuca, em março de 2017, publicou o caminho que fez até chegar à cachoeira. No meio do caminho ele encontrou um portão com uma placa, avisando que ali era propriedade particular. Ele descreve: “Percebi que tinha uma fresta no portão e segui, mas ainda em duvida se era o caminho correto, pois não tinha visto relatos desse portão. “Só podia ser ali e fui”.
Continuei subindo até chegar numa clareira e peguei a trilha à direita, a única que tinha. Sei que as 08h35 já estava de frente à cachoeira do Voturuna, após trilhar rapidamente uma trilha bem batida. Ali fiquei um pouco e já fui subir pro pico. Foi uma subida bem íngreme que começa um pouco antes da cachoeira,e ao longo dessa trilha subindo, eu vi outros patamares de queda. Essa subida é um pouco perigosa, foi necessária atenção redobrada, pois um escorregão causaria muitos problemas. Aos vencer essas ‘escaladas’, saí numa parte mais tranquila do morro”.