Agentes da Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco interromperam uma grande festa clandestina na tarde deste sábado (27), em uma chácara localizada na Serra dos Itatins, Jardim Três Montanhas, extremo norte de Osasco.
De acordo com o comandante da ROMU, inspetor Paulo Henrique, a corporação recebeu uma denúncia relatando que centenas de pessoas estavam participando de um evento clandestino, ainda mais devido a fase laranja do Plano SP de combate ao coronavírus, que não permite aglomerações na cidade.
Diante das informações, os guardas se deslocaram até o local e encontraram centenas de jovens aglomerados, sem o uso de máscaras de proteção e consumindo bebidas alcoólicas e fumando narguilé.
Em um vídeo que a reportagem teve acesso, alguns participantes zombam no novo Coronavírus. Uma moça diz aos GCMs que o evento era permitido pois ainda não era 23h.
Já um jovem chega perto das moças que estão próximas aos guardas e faz uma piada com o vírus. “Relaxa meu bem, é das 23h às 5h, mas o corona só acorda às 23h”, zomba o rapaz sem máscara ao lado de um GCM que fazia a lei ser cumprida.
A festa acabou e o possível organizador do evento foi qualificado pelos GCMs e pode ser indiciado por crime sanitário, além de ser multado por descumprir a lei.
Restrição
A restrição de circulação se aplica a todas as atividades que não são consideradas essenciais e qualquer aglomeração em espaços coletivos, como estabelecimentos comerciais, bares, baladas, restaurantes, dentro dos critérios já estabelecidos pelo Plano São Paulo. Estes espaços privados estão sujeitos a fiscalizações, orientações e autuações pela Vigilância Sanitária e pelo Procon-SP. Além disso, os policiais farão bloqueios orientativos aos cidadãos em diferentes regiões do estado.