Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Estudantes buscam cursos técnicos para entrar no mercado de trabalho

Cerca de 70 mil estudantes já se formaram na Fieb (Divulgação/Agência Brasil)

Os cursos técnicos contemplam tanto as expectativas dos estudantes quanto as demandas dos empregadores; confira mais detalhes

Cada vez mais, estudantes têm buscado cursos técnicos como uma forma de ingressar no mercado de trabalho. Entre as 12 cidades da região Oeste da Grande São Paulo, além das unidades estaduais da Etecs e Senai, outra instituição que oferece esse tipo de formação gratuita é a Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb).

“Os cursos técnicos oferecem aos jovens uma oportunidade ampla para o mercado de trabalho, pois garantem uma formação prática e específica conforme a área que o estudante tem interesse, abrindo ainda possibilidades de ingresso profissional mais assertivo”, explica a diretora da unidade de Alphaville da Fieb, Patrícia Karin.

Leia Mais: Educação: abertas as inscrições para o vestibular das Fatecs

Estudantes buscam cursos técnicos para entrar no mercado de trabalho
Química, Edificações, Redes de Computadores e Eletroeletrônica são alguns dos cursos oferecidos (Divulgação/Secom Barueri)

Segundo dados da pesquisa “Potenciais efeitos macroeconômicos com expansão da oferta pública de ensino médio técnico no Brasil”, do Itaú Educação e Trabalho, trabalhadores que concluem cursos técnicos têm, em média, um salário 32% acima dos que possuem apenas o ensino médio tradicional.

O levantamento também exemplificou que triplicar as vagas do ensino médio técnico traria como consequência um incremento de 2,32% no Produto Interno Bruto (PIB), gerado pela expansão de postos de trabalho e renda dos trabalhadores.

“A qualificação técnica tem como destaque principal uma formação prática que atende à necessidade de empregabilidade do jovem que aumenta suas oportunidades no mercado, o que resulta numa inserção mais rápida e bem-sucedida no mundo profissional”, relata Patrícia.

Leia Mais: Barueri: 66 aves são devolvidas à natureza

Cursos Técnicos da Fieb em Barueri

O calendário para o vestibulinho Fieb 2024 já entrou em ação. As vagas são para os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio concomitante e subsequente (modular). As inscrições seguem até o dia 16 de novembro.

Os cursos oferecidos são: Administração, Informática para Internet (Web Design), Análises Clínicas, Manutenção e Suporte em Informática, Contabilidade, Publicidade, Design de Interiores, Química, Edificações, Redes de Computadores, Eletroeletrônica, Segurança do Trabalho Enfermagem, Serviços Jurídicos, Farmácia, Telecomunicações e Informática.

Estudantes buscam cursos técnicos para entrar no mercado de trabalho
Cursos devem atender as expectativas dos alunos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Atualmente, a Fieb conta com sete unidades e mais de 70 mil alunos formados. A gestora Patrícia Karin destaca que a rede de ensino municipal de Barueri é um dos principais espaços de fomento à educação de qualidade. A entidade conta com Luiz Antônio Ribeiro como superintendente, além de Claudia Zanelato na direção geral das unidades escolares.

Leia Mais: Educação: Carapicuíba ganha escola para atender 400 alunos

“A instituição prepara o aluno para inserção qualificada no mercado de trabalho e na sociedade, desenvolvendo um trabalho educacional potente para que os estudantes ingressem na universidade. Aqui, os estudantes vivenciam o processo de ensino e aprendizagem com corpo docente qualificado e podem usufruir de experiências enriquecedoras com projetos inovadores em sala de aula ou nos laboratórios com os recursos práticos”, afirma a educadora.

As inscrições para o vestibulinho da Fieb devem ser feitas on-line pelo site vestibulinho.fieb.edu.br. As taxas de inscrição variam de R$ 25 a R$ 50, dependendo do período de inscrição. Confira detalhes no edital. Essa taxa é o único valor cobrado, já que os cursos são gratuitos.

O local e horário da prova serão divulgados no dia 20 de novembro, a partir das 16h, no site do vestibulinho, na área do candidato.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes. 

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail