Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Estado de SP: governador Tarcísio de Freitas lança aplicativo para servidores públicos

Logo Giro
Governador Tarcísio de Freitas lançou aplicativo de serviços (Divulgação/Governo de SP)

Governador apresenta diretrizes para transformação digital e serviço SOU.SP.GOV.BR de gestão de recursos humanos no funcionalismo público

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lançou nesta quinta-feira (13), o aplicativo SOU.SP.GOV.BR que reunirá em um só lugar todos os serviços relacionados à vida funcional dos servidores públicos. O aplicativo pode ser adquirido através das lojas virtuais Play Store ou App Store.

GIRO POLÍTICA: Prefeito Rogério Franco participa de evento com governador Tarcísio de Freitas

O objetivo do governo é transformar São Paulo em um Estado cada vez mais tecnológico, transparente, eficiente e acessível para toda a população é prioridade da atual gestão paulista, através do programa de Estratégia de Governo Digital do Estado até o final do mandato em 2026.

“Graças ao trabalho deste time que está hoje no Governo de São Paulo, o Brasil se tornou a segunda administração pública mais digital do mundo pelo trabalho feito no governo federal nos últimos quatro anos. Nós, que tínhamos um nível baixo de digitalização, avançamos muito. E o mesmo desafio está sendo imposto a este time, agora, aqui no estado de São Paulo”, disse o governador.

Tarcísio assinou o decreto que formaliza a Estratégia de Governo Digital para nortear e consolidar o planejamento de transformação digital de São Paulo. O documento reúne objetivos e iniciativas que serão desenvolvidas até 2026 e também as que já foram implementadas nos seis primeiros meses de mandato.

Aplicativo: servidores públicos têm acesso a diversos serviços

Uma das principais mudanças foi a adesão do governo de São Paulo ao sistema federal unificado GOV.BR, facilitando e dando mais segurança no acesso da população paulista a serviços públicos digitais. Com a mudança, o mesmo login e senha de usuário do GOV.BR garante acesso a programas da gestão paulista, como o portal e o aplicativo do Poupatempo.

Outra plataforma que ganhou a adesão do Governo de São Paulo é o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) de gestão digital de documentos e processos. A solução desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) está sendo operada pela Secretaria de Gestão e Governo Digital em parceria com a Prodesp, com integração de 98% dos órgãos estaduais e economia de R$ 143 milhões em apenas três meses.

GIRO POLÍTICA: Chacina de Osasco: Tarcísio de Freitas acata pedido e reintegra ex-PM absolvido

O Diário Oficial do Estado também ganhou uma versão mais moderna e acessível. Com novo layout e recursos aprimorados para tornar as buscas mais rápidas e intuitivas, a publicação já acumula mais de 3 mil acessos em menos de um mês.

A inclusão social por meios digitais também está sendo promovida pelo Governo de São Paulo por meio do portal da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com mais de 10 mil documentos aprovados e emitidos até junho. Ele facilita a identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus responsáveis, assegurando mais rapidez no acesso a serviços públicos e privados.

Plataforma para servidores públicos

O evento marcou o lançamento da solução tecnológica SOU.SP.GOV.BR, aplicativo que reunirá em um só lugar todos os serviços relacionados à vida funcional dos servidores públicos civis ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Estadual. Serão mais de 1,2 milhão de usuários e mais de 15 mil servidores da área de gestão de pessoas beneficiados com a novidade. No lançamento, já são 54 órgãos da administração pública direta e indireta inseridos nesse banco de dados.

Já são 54 órgãos da administração paulista direta e indireta cadastrados na plataforma, totalizando mais de 434 mil servidores no sistema. Em pleno funcionamento, a solução tecnológica vai atender a mais de 680 mil profissionais dos quadros ativos, aposentados e pensionistas.

GIRO POLÍTICA: Deputados derrubam veto de Tarcísio de Freitas e mantém fim do prazo para laudos de autistas

Em uma primeira fase, o SOU.SP.GOV.BR vai trazer os serviços de consulta a demonstrativos de pagamentos, férias, envio de atestados médicos, informes de rendimentos, serviços relacionados à saúde, carteirinha do Iamspe, entre outros. Outra novidade que será habilitada nos próximos dias é a prova de vida, evitando deslocamento ou filas. Gradativamente, novos serviços digitais serão incluídos na plataforma, como solicitação de auxílios transporte, visualização de prévias de pagamentos e a marcação de férias. (Com informações da Assessoria de Imprensa)

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.