Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Tik Tok, Instagram e Netflix são bloqueados em 219 escolas estaduais

Logo Giro
TikTok, Kwai, Facebook, Instagram, Globoplay,Netflix, X/Twitter, HBO Max, Disney+, entre outros, estão na lista de aplicativos proibidos (Divulgação/Freepik)

A medida do Governo de SP vale para alunos e funcionários de todas as unidades do Estado. Osasco possui a maior parte das escolas

O Governo de São Paulo anunciou nesta semana que o acesso a alguns aplicativos e plataformas de streaming – como Tik Tok, Instagram e Netflix – será bloqueado em todas as escolas estaduais, tanto no ambiente pedagógico como no espaço administrativo. Ou seja, a medida é voltada para alunos e funcionários das unidades escolares.

Na Região Metropolitana Oeste da Grande São Paulo, segundo o site da Secretaria Estadual de Educação, há 219 instituições de ensino comandadas pelo Estado, sendo que 11 são Etecs. A maioria delas encontra-se instalada na cidade de Osasco, que reúne 59 unidades (duas delas Etecs), seguida pelo município de Carapicuíba, com 58, sendo que uma é Etec.

Além dos três aplicativos citados acima, estão na lista de suspensão os seguintes apps: TikTok, Kwai, Facebook, Instagram, Globoplay, Robox, Netflix, Prime Video, X/Twitter, Twitch, HBO Max, Disney+ e Steam. A suspensão ocorre tanto na rede wi-fi como na cabeada.

Segundo nota da Secretaria da Educação enviada ao portal G1, a medida busca otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes e que o bloqueio já estava em vigor aos estudantes desde fevereiro de 2023.

Confira a nota na íntegra: “A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo mantém restrito, desde 13 de fevereiro de 2023, o acesso a aplicativos e plataformas sem fins educativos em salas de aula por meio da rede de internet cabeada e Wi-Fi nas escolas. Nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, a medida passou a contemplar também os ambientes administrativos, que não poderão mais acessar esses conteúdos via cabo de rede. O uso já era restrito por Wi-Fi. O objetivo da medida é otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes.”

Escolas estaduais: confira em outros municípios

Araçariguama – 1

Barueri – 20 (1 Etec)

Cajamar – 7 (1 Etec)

Cotia – 19 (1 Etec)

Itapevi – 23 (1 Etec)

Jandira – 15 (1 Etec)

Pirapora do Bom Jesus (1 Etec)

Santana de Parnaíba – 2 Etcs

São Roque – 5 (1 Etec)

Vargem Grande Paulista – 8

Tik Tok, Instagram e Netflix são bloqueados em 219 escolas estaduais
A medida busca otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes (Governo de SP)

Celular: informação ou desatenção?

No Relatório de monitoramento global da educação, resumo, 2023: a tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem?”, a Organização das Nações Unidas (ONU) destaca preocupações com o uso excessivo de telefones e alerta para o impacto negativo no aprendizado. O documento recomenda “visão centrada no ser humano” ao utilizar tecnologia na educação e ressalta lacunas no acesso. Ou seja, o levantamento sobre tecnologia na educação pede aos países a considerar, cuidadosamente, seu uso nas escolas. 

Alguns educadores argumentam que os celulares são importantes para a divulgação de informações e, se foram bem utilizados e com moderação, podem ser uma boa ferramenta no processo de aprendizado. Por outro lado, há educadores que ressaltam que os aparelhos celulares podem limitar a socialização dos estudantes, além de comprometer a atenção na sala de aula.

LEIA MAIS: Dengue: Estado criar Centro de Operações de Emergências

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail