Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Entre janeiro e maio, Barueri e outras cinco cidades recolheram 265 veículos das vias

Logo Giro
Cajamar, Osasco e Carapicuíba foram as cidades que mais fizeram remoções (Divulgação/Prefeitura de Cajamar)

Seis das 12 cidades que integram consórcio de municípios da região oeste da Grande São Paulo somaram 1.375 carros em situação de abandono.

Entre janeiro e maio deste ano, os municípios de Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Itapevi, Jandira e Osasco recolheram para os pátios vinculados ao Detran, um total de 265 veículos que estavam abandonados ou esquecidos em ruas e avenidas. O levantamento foi realizado pela reportagem do GIRO, junto às administrações municipais.

O veículo é considerado em estado de abandono quando: existe acúmulo de sujeira e vegetação por baixo dele; os pneus estão murchos, vidros, lataria ou tetos estão quebrados ou danificados pelo sol ou chuvas.

Cajamar, Osasco e Carapicuíba foram as cidades que mais fizeram remoções, com 61, 49 e 48 veículos retirados, respectivamente, nos cinco primeiros meses de 2023. A cidade que registrou o menor número de veículos removidos para o pátio, entre as que enviaram os dados para a reportagem, foi Itapevi. Foram 28 carros removidos entre janeiro e maio de 2023.

Entre janeiro e maio, Barueri e outras cinco cidades recolheram 265 veículos das vias

Além disso, seis das 12 cidades que integram consórcio de municípios da região oeste da Grande São Paulo somaram 1.375 carros em situação de abandono.

Os municípios de Cotia, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, Vargem Grande Paulista e São Roque e Santana de Parnaíba não responderam aos questionamentos até o fechamento desta edição.

Como recuperar os veículos

Em Barueri, para reaver o veículo, o proprietário deverá quitar todos os débitos pendentes, como multas, IPVA e licenciamento, e protocolar uma solicitação de Ofício de Liberação, junto à Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri.

Para conseguir o veículo de volta, em Cajamar, efetuar o pagamento de todos os débitos do veículo apreendido. Após isso, o condutor deve comparecer no Departamento de Mobilidade Urbana e Trânsito, situado na Rua Ver. João Cardoso, nº. 28, Distrito do Polvilho, portando os seguintes documentos: Comprovante de pagamento dos débitos, CNH do proprietário do veículo, Comprovante de residência do proprietário do veículo e CRV do veículo.

Entre janeiro e maio, Barueri e outras cinco cidades recolheram 265 veículos das vias
Em Itapevi, o motorista deve ir ao Departamento de Trânsito com os documentos (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

Após isso, o motorista terá de ir ao Pátio do Grupo Paraná, situado na Av. Marcelino Bressiani, nº. 280, bairro Serpa, no município de Caieiras/SP, para pagamento das taxas de estadia e dos serviços de guincho, e consequente liberação do veículo.

Já em Carapicuíba, o proprietário deve comparecer na Secretaria de Transporte e Trânsito para reaver seu automóvel com duas cópias da prodesp do veículo smtt, duas cópias do documento do veículo (CRLV), duas cópias da CNH do condutor e proprietário.

“Vale ressaltar que o veículo não pode ter nenhuma dívida. A secretaria emite ofício para apresentação no pátio após todos os documentos estarem em dia e pagos. A secretaria só faz liberação de veículos aprendidos pela GCM e SMTT. Demais órgãos como a Polícia Militar e civil, não competente a secretaria”, explicou a gestão municipal Giro.

Na cidade de Itapevi, se o veículo tiver sido apreendido pelo Demutran ou pela Guarda Civil Municipal (GCM), o proprietário deverá se dirigir ao Departamento de Trânsito com os documentos do veículo em dia e os do proprietário.

Enquanto em Jandira, retirar o veículo, o proprietário ou seu representante legal, munido de procuração por instrumento público, deverá dirigir-se ao pátio, acompanhado do ofício de liberação, expedido pelo Departamento Municipal de Trânsito; e CRLV, certificado de propriedade ou recibo de compra e venda do veículo, além dos documentos que comprovem a regularização do veículo.

A administração municipal também a CNH, caso o proprietário ou seu representante legal não possuam habilitação, deverão ser acompanhados por indivíduo habilitado.

Entre janeiro e maio, Barueri e outras cinco cidades recolheram 265 veículos das vias
No município de Osasco, para reaver o veículo é necessário pagar a taxa de liberação do Detran (Divulgação/Prefeitura de Osasco)

No município de Osasco, para reaver o veículo é necessário pagar a taxa de liberação do Detran somente em agências bancárias, com o Renavam do veículo. O documento pode ser retirado no site do Detran. Após todo o procedimento, o Detran enviará ao e-mail cadastrado uma notificação de liberação.

Com a liberação, a pessoa deve ir ao Demutran de Osasco com as cópias do  ofício de desimpedimento, do RG ou CNH do proprietário do veículo, cópia do documento do veículo, da procuração do proprietário e do contrato social, em caso de pessoas jurídicas.

Receba nossas notícias em seu e-mail