Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Endereço digital ajuda polícia a localizar vítimas

Logo Giro
Plus Code pode ser lido por equipamentos com GPS para localizar os endereços digitais com precisão (Foto: Rawpixelcom/Freepik)

Plus Code, desenvolvido pelo Google, também é usado em comunidades onde não há endereço oficial

Muitas vezes usar aplicativos de localização no celular nem sempre é uma solução que funciona com exatidão quando precisamos. O Google Maps por exemplo é o mais usado por pessoas que baixam o app nos smartphones com sistema Android ou iOs, mesmo assim temos a sensação de que a localização não é lá tão exata. E quando uma pessoa precisa dar a sua localização digital para que a polícia possa ir até ela para atender uma ocorrência? Pois é? É a aí que entram os códigos alfanuméricos do Plus Code.

+SIGA os canais de notícias do Giro no WhatsappTelegram e Linkedin.

Endereço digital ajuda polícia a localizar vítimas

Ninguém imagina que dentro do próprio Google Maps é oferecida a aplicação chamada Plus Code, que nada mais é que um endereço digital desenvolvido pelo Google para tornar a localização das pessoas mais assertiva e neste sentido há um benefício real para os usuários, das vítimas de um crime e que tem acesso a um celular com Google Maps ou comerciantes de regiões de difícil localização.

Até mesmo a Polícia Militar do Estado de São Paulo está usando o app para se comunicar melhor com a população e chegar mais rapidamente até alguma vítima. No seu perfil no Instagram, o Centro de Operações da PM divulgou um vídeo ensinando as pessoas como usar o aplicativo.

O Plus Code é utilizado em muitas comunidades no Brasil onde não existe ainda um endereço formal com CEP, identificado pelos Correios, por exemplo. Um dos principais objetivos do Plus Codes (em funcionamento em regiões da Índia, Estados Unidos e no continente africano ) é promover a inclusão social e facilitar o acesso das famílias a serviços básicos, como atendimento médico emergencial, além de ajudar na comprovação de endereço necessária para o cadastro em muitos serviços.

Endereço digital ajuda polícia a localizar vítimas
Desenvolvido pelo Google, o Plus Codes é integrado ao Google Maps. A tecnologia converte latitude e longitude em códigos curtos, semelhantes a códigos postais (Foto: Nensuria/Freepik)

Os plus codes funcionam como endereços físicos. Eles ajudam a encontrar e usar um endereço digital simples, e a definir um local específico para um endereço convencional. Por exemplo, você pode identificar entradas diferentes para o mesmo prédio.

É possível usar este endereço digital ao determinar um local específico para receber entregas, acessar serviços de emergência e entradas sociais ou direcionar as pessoas para um lugar. Como os códigos são simples, você pode compartilhá-los facilmente com outras pessoas.

Os plus codes são baseados em latitude e longitude e usam um sistema de grade simples e um conjunto de 20 caracteres alfanuméricos. A lista de caracteres não inclui aqueles que podem ser confundidos com outros, como “1” ou “l”.

Como usar o Plus Code

Encontrar e compartilhar o Plus Code de um local

  1. No seu smartphone ou tablet Android, abra o Google Maps na Web para dispositivos móveis ou o app Google Maps Maps.
  2. Para ver um Plus Code, encontre o local correspondente. Para colocar um alfinete Endereço digital ajuda polícia a localizar vítimas no local, toque na tela e a mantenha pressionada.
  3. Na parte inferior, toque no painel “Alfinete inserido”.
  4. O Plus Code fica ao lado do logotipo Endereço digital ajuda polícia a localizar vítimas. Por exemplo: JJXX+HR8, Seattle.
  5. Para copiar o código de um local, toque no Plus Code Endereço digital ajuda polícia a localizar vítimas.
  6. Se quiser compartilhar o local, cole o Plus Code no e-mail ou no app de mensagens, assim como faria com um endereço tradicional.

Encontrar e compartilhar o Plus Code do seu local atual

  1. No smartphone ou tablet Android, abra o app Google Maps Maps.
  2. Toque no ponto azul que mostra seu local.
  3. Será aberta uma tela azul mostrando o Plus Code do seu local atual. Por exemplo: JJXX+HR8, Seattle.
  4. Para copiar o código de um local, toque no Plus Code.
  5. Se quiser compartilhar o local, cole o Plus Code no e-mail ou no app de mensagens, assim como faria com um endereço tradicional.

Se estiver off-line, você verá um Plus Code global sem a cidade e com um código de área no início, como 9C5M8QQ7+V8.

Encontrar um local com um plus code

Para pesquisar um local usando um Plus Code, faça o seguinte:

  1. No seu smartphone ou tablet Android, abra o Google Maps na Web para dispositivos móveis ou o app Google Maps Maps.
  2. Na parte superior, insira o Plus Code na caixa de pesquisa.
    • Para pesquisar uma cidade diferente da que você está no momento, digite um Plus Code com o nome dela. Por exemplo: JJXX+HR8, Seattle.
    • Para pesquisar uma cidade em que você está no momento, insira apenas o Plus Code de seis ou sete dígitos. Por exemplo, se estiver em Seattle, pesquise JJXX+HR8.

+SIGA os canais de notícias do Giro no WhatsappTelegram e Linkedin.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos na Região Oeste Metropolitana de São Paulo, que reúne uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes. Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.



Receba nossas notícias em seu e-mail