Aliança entre GIRO e iG, que alcança mais de 50 milhões de pessoas por mês, fortalece e expande o jornalismo regional a um novo patamar
Nas últimas semanas, o portal de notícias iG anunciou uma importante mudança em sua gestão, bem como o investimento em novos negócios. Júlia de Castro Correia, anteriormente diretora comercial, assumiu o cargo de CEO do iG, com a missão de reposicionar o portal, de olho na vice-liderança do mercado no País. Júlia teve passagens pela Record TV e Band.
A nova CEO do iG revelou dois reforços de peso para a empresa. Paulo Leal, jornalista e publicitário com 35 anos de experiência, foi nomeado vice-presidente executivo. Leal é um dos fundadores do portal e já passou por empresas como MTV, ESPN, Disney, Estadão, RedeTV, Time for Fun, AlmapBBDO e Dentsu. Já Índio Brasileiro, fundador do UOL e com três décadas de trajetória em empresas como Folha de São Paulo, Bradesco e Starmedia, assumiu a posição de vice-presidente de novos negócios.
Rumo aos 25 anos de história
O iG, oficialmente chamado Internet Group do Brasil Ltda., teve sua origem na união entre dois importantes grupos: GP Investimentos (Telemar) e Opportunity (Brasil Telecom). Seus sócios fundadores foram nomes notáveis como Nizan Guanaes, Jorge Paulo Lemann, Aleksandar Mandic e Matinas Suzuki Jr., e contou ainda com a parceria de Demi Getschko e Carla Sá. A proposta inicial foi a criação de um provedor de acesso à Internet brasileiro, bem como um portal de conteúdo.
No dia 9 de janeiro de 2000, o portal iG foi oficialmente lançado, marcando o início de sua jornada. A primeira versão trazia um serviço de acesso discado gratuito, e sua chegada foi acompanhada por uma intensa campanha publicitária, que tornou o icônico cachorro da raça West Highland White Terrier, conhecido como iGuinho, em um símbolo da marca.
Parcerias estratégicas
Com o novo time de gestão formatado, importantes parcerias editoriais e comerciais têm sido anunciadas nos últimos dias pelo iG, entre elas, a chegada do Jornal GIRO, que a partir de agora está presente na home do portal, por meio da aba SUA REGIÃO, com destaque para municípios como Barueri, Osasco, Cotia, Santana de Parnaíba, Itapevi, entre outros.
A jornalista e publisher do Jornal GIRO, Cláudia Azevedo, compartilha a empolgação que sentiu ao receber o convite do iG. “Fiquei entusiasmada com a proposta feita pelo Paulo, principalmente por se tratar de uma parceria inédita na Região Oeste da Grande São Paulo. Há mais de 15 anos, o GIRO acompanha os fatos mais relevantes em 12 municípios, que concentram uma população de 2,5 milhões de habitantes. Essas cidades, integrantes do consórcio Cioeste, contribuem com aproximadamente 3% do PIB nacional e 10% do PIB estadual. É importante destacar que os principais beneficiados com a união desses dois grandes veículos, com reconhecimento consolidado em seus respectivos mercados, são os nossos leitores e o mercado publicitário, que terá muitas oportunidades para se comunicar com essas milhares de pessoas, formada por um público qualificado, exigente e com alto poder de consumo.”
Cobertura regional do Jornal GIRO
📍 ARAÇARIGUAMA
📍 BARUERI
📍 CAJAMAR
📍 CARAPICUIBA
📍 COTIA
📍 ITAPEVI
📍 JANDIRA
📍 OSASCO
📍 PIRAPORA DO BOM JESUS
📍 SANTANA DE PARNAÍBA
📍 SÃO ROQUE
📍 VARGEM GRANDE PAULISTA
Democratização da informação
Quem também celebra a parceria entre os portais de notícias é o jornalista e editor-chefe do iG, Thiago Calil. “O iG tem uma história muito bonita de mais de 20 anos de inovação, ineditismo e, principalmente, democratização da informação. O Portal nasceu levando internet gratuita em um tempo em que o acesso ao mundo digital ainda era restrito a poucos. Hoje, felizmente, esse cenário mudou. No entanto, ao mesmo tempo em que estamos todos mais próximos do centro do poder em Brasília e em outras partes do mundo, o jornalismo local de qualidade e credibilidade se torna ainda mais relevante. É ele quem realmente defende os interesses imediatos da população e dá voz aos mais necessitados. O iG acredita na força e na relevância de estarmos perto das pessoas onde elas estiverem. É neste contexto que veio a parceria com o Jornal GIRO, que é referência na região Oeste da Grande São Paulo. Estamos amplificando um conteúdo de qualidade, feito por um jornalismo sério e por pessoas comprometidas. Mais uma vez, o iG faz jus à missão de democratizar o acesso à informação”.
GIRO ENTREVISTA
Morador de Alphaville, bairro situado entre as cidades de Barueri e Santana de Parnaíba, o vice-presidente executivo do iG, Paulo Leal, concedeu entrevista ao GIRO para falar sobre seus novos desafios à frente da vice-presidência de um dos portais de notícias mais prestigiados do País. A seguir, alguns dos melhores momentos do bate-papo entre Leal e a jornalista e publisher, Cláudia Azevedo.
Audiência de milhões
“Atualmente, o iG atinge mensalmente um público superior a 52 milhões de pessoas, sendo 25 milhões exclusivamente dentro do estado de São Paulo. Além disso, mantemos sólidas parcerias comerciais com marcas de prestígio. Com base em nossas métricas preliminares, posso assegurar que por meio da parceria com o GIRO, nossa cobertura inicial, bem como o esforço de mídia focado entre os municípios do consórcio Cioeste, esperamos atingir aproximadamente 800 mil pessoas já no mês de setembro. Essa tendência deverá evoluir entre a população de 2,5 milhões de pessoas. Com tamanho alcance, tanto o GIRO quanto o iG se estabelecem, indiscutivelmente, como os principais veículos de comunicação da região.”
Aproximação da comunidade
“Adotamos uma estratégia importante de aproximação da comunidade. Além de noticiarmos o que acontece de mais importante no País por meio das editorias convencionais como hard news, política, economia, finanças, entretenimento, futebol entre tantos outros temas que acontecem no País, buscamos aprofundar assuntos do município e da comunidade. O propósito é muito claro: fazer com que a população se aproxime cada vez mais dos nossos conteúdos, uma vez que portais nacionais não têm esse espectro regional. Casou muito bem a nossa parceria. A nossa associação com o Jornal GIRO faz com que o iG se aproxime dessa população que vocês conhecem tão bem, formada pelos 12 municípios do consórcio Cioeste, com cidades como Barueri, Osasco, Cotia, entre outras. Esse casamento veio na melhor hora possível”.
“Passamos a ser líderes de comunicação em toda a região”
O GIRO com o iG adquire uma expressividade muito significativa, não apenas em termos de audiência, mas também para as marcas se comunicarem e destacarem seus atributos, produtos, serviços e promoções para essa massa de dois milhões e meio de pessoas que estão aqui na região. Portanto, acredito que seja uma oportunidade única. Nós nos tornamos, com certeza, o principal veículo de comunicação em toda a região, com uma abrangência no espectro de cobertura e alcance de público muito amplos. E, com certeza, em um curto prazo, alcançaremos dois milhões de pessoas que residem em cidades do Cioeste com esse esforço conjunto nosso.”
Trajetória profissional e retorno ao iG
“Fiz parte do time que ajudou a fundar o iG e estou de volta vinte e três anos depois. Sempre estive envolvido com mídia eletrônica. Tenho mais de trinta anos de experiência em televisão. Fundei a MTV nos anos 1990 e a maioria dos canais fechados. Trabalhei em quase todos eles: HBO, ESPN, Disney Channel, Bloomberg e tantos outros canais que hoje estão presentes na televisão por assinatura. E depois foi uma coincidência, o Nizan Guanaes me convidou na época para fazer parte do time do iG. Em 1999 começamos a fomentar todo o projeto. E houve um convite do Nizan, pelo qual sou muito grato, para formar um grupo de sócios para o iG, cada um vindo de uma área diferente. Eu da área comercial e de marketing. O Nizan foi o grande mentor criativo do projeto, que ainda é absolutamente revolucionário. O Mandic, da parte de tecnologia, e o Matina Suzuki, da parte de jornalismo e conteúdo. Assim, fomos juntando as peças e formando essa sociedade. Tínhamos fundos de investimento como sócios, como o GP e o Oportunity. Lançamos o iG com uma grandiosidade enorme, realizando campanha na TV Globo e outros grandes meios de comunicação. Impactamos milhões de brasileiros muito rapidamente. Foi uma história bem sucedida e eu tenho um carinho enorme pelo por toda história do iG. Estou voltando em um momento mais maduro, com o negócio já em andamento há 23 anos ininterruptos, o que considero um feito muito importante. Nunca ficamos um dia sequer fora do ar com nosso site, que tem um tráfego de milhares de pessoas. Estamos constantemente nos reinventando, e costumamos dizer que somos uma startup de 23 anos, porque estamos sempre evoluindo. Acredito que, sob o ponto de vista de talentos e times, se juntar o GIRO e o time do iG, estamos falando em mais de 300 pessoas dedicadas a produzir notícias e informações relevantes para a região. Nosso objetivo é atender essa população local com notícias confiáveis, sobretudo. E compartilhamos com essas pessoas o trabalho sério que realizamos no jornalismo, tanto aqui regionalmente, em parceria com vocês, como nacionalmente.”
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.