Deputados e vereadores participaram do encontro com o ministro, articulado pelo prefeito de Cotia, Rogério Franco. Presidente da Caixa Econômica, Rita Serrano, também acompanhou a reunião
A Prefeitura de Cotia foi o local escolhido para um encontro que reuniu prefeitos dos consórcios *Cioeste e Conisud, com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha e a presidente a Caixa Econômica, Rita Serrano, na manhã de domingo (5). A reunião, articulada pelo prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), teve por finalidade a retomada do diálogo entre os municípios e o governo federal.
“Nossos consórcios têm um papel decisivo, porque é a união dos municípios, pensa os projetos comuns e têm mais capacidade de executá-los, de fazer uma obra de moradia, de saneamento, de infraestrutura urbana. Projetos que impactam todas as cidades e envolve a região como um todo, gerando desenvolvimento, emprego e renda. Uma das prioridades do governo Lula é a relação com os municípios e com os consórcios em prol da população, para que a gente volte a cuidar da saúde, da educação, da moradia e da geração de emprego. Vamos cuidar do nosso povo”, destacou o ministro Alexandre Padilha ao falar da parceria com os prefeitos.
O ministro enfatizou a importância da união entre os gestores para a retomada de obras que estão paralisadas e pediu para que o prefeito de Cotia seja o interlocutor da região. “Queremos uma união para retomar diversas obras que estão paradas. Vamos investir em todas as áreas, e quero fazer um chamado aqui, para que os prefeitos nos ajudem a enfrentar esse desafio. A Caixa Econômica vai voltar a ser parceira de todos vocês e no governo Lula, vocês terão as portas abertas no Palácio do Planalto. O prefeito Rogério Franco será o porta-voz”, ratificou Padilha.
Já a presidente da Caixa Econômica, Rita Serrano, afirmou que conhece o drama pelo qual passam as prefeituras. “Queremos manter uma relação de confiança mútua em prol do desenvolvimento regional com sustentabilidade. Vamos reativar o Salão de Cidades e Estado e disponibilizar, além de espaço físico nas superintendências da Caixa, técnicos para orientar os prefeitos a fazer e formular projetos para buscar recursos”, enfatizou.
Presidente do Cioeste, o prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos (PL), destacou que esse diálogo é fundamental para os municípios. “Fico muito feliz com essa interlocução. Estamos todos unidos em prol de melhorar a vida da nossa população. Agradeço ao Padilha pela sensibilidade do governo federal em estabelecer essa relação”.
Os prefeitos Marcos Neves (Carapicuíba/PSDB); Henri Sato (Jandira/PSDB), Igor Soares (Itapevi/Podemos), Guto Issa (São Roque/Podemos), Dany Floresti (Pirapora do Bom Jesus/PSD), além de deputados federais e estaduais eleitos e o ex-vice-prefeito de Osasco e chefe de gabinete da secretaria de assuntos parlamentares do ministério das Relações Institucionais, Valmir Prascidelli, também participaram do encontro.
*O Consórcio Cioeste é formado pelas cidades de Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.