Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Em Cotia, mais de 200 gatos são resgatados de maus-tratos

Logo Giro
Gatos em situação de maus-tratos em um casa de Cotia (Divulgação/Polícia Civil de SP)

Animais foram encontrados durante uma ocorrência de roubo a uma escola, no Jardim das Graças, em Cotia; saiba mais detalhes sobre o caso

A Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou mais de 200 gatos em uma residência, cheia de fezes e lixos, na cidade de Cotia. O caso ocorreu no início da madrugada de terça-feira (2), no bairro Jardim das Graças. Duas mulheres foram presas.

Segundo a corporação cotiana, o local foi encontrado durante uma ocorrência de roubo a uma escola. Os agentes foram acionados pelo Centro de Monitoramento Escolar, que registrou dois indivíduos tentando entrar no Centro Educacional Jardim das Graças. A dupla foi interceptada pelo sistema de videomonitoramento do totem de segurança do colégio.

Leia Mais: Osasco e Cotia: sem aumento no valor da tarifa de ônibus

Em posse das informações, os oficiais seguiram para o local, a fim de realizar a averiguação. Ao lado da escola, os guardas avistaram por meio das janelas de um imóvel, diversos gatos trancafiados em caixas-de transporte, em situação de maus tratos e de falta de higiene.

Resgate dos gatos em Cotia

Ainda de acordo com a Guarda Civil, os gatos resgatados em Cotia estavam em cômodos sujos e sem nenhum tipo de limpeza, em um ambiente de odor forte, com presença de muitas fezes e urina dos animais. Também foram encontrados crânios de animais mortos e alguns felinos doentes, muito deles filhotes.

Em virtude deste cenário, a Polícia Civil foi acionada e, com o auxílio da perícia científica, a residência foi arrombada e uma vistoria foi realizada. Por meio de vídeos registrados pela corporação, é possível ver dezenas de sacos com as fezes dos animais no quintal.

Até o momento, 200 gatos, entre machos e fêmeas, foram resgatados. A Prefeitura de Cotia estima que a casa contenha mais de 300 bichos.

Leia Mais: Ano Novo: Polícia investiga caso de criança baleada em Cotia

Com a confirmação de maus-tratos, duas mulheres foram identificadas como moradoras da residência e proprietárias dos animais, sendo detidas em flagrante. Os animais foram removidos e alguns deles encaminhados para um abrigo credenciado pela administração municipal. Outros foram encaminhados a uma clínica veterinária na cidade de Mairinque.

Polícia Civil investiga ocorrência de Cotia

As mulheres detidas foram encaminhadas para a Delegacia do Meio Ambiente, em Barueri, onde prestaram depoimento acerca do caso. As autoridades policiais realizaram a abertura do inquérito sobre o incidente.

Em Cotia, mais de 200 gatos são resgatados de maus-tratos
Animais foram encontrados em meio a fezes em Cotia (Divulgação/Correio do Interior)

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o caso seguirá sendo investigado pela Polícia Civil de Cotia. A ocorrência foi registrada como localização/apreensão de objeto e prática de ato de abuso a animais na Delegacia Polícia de Cotia.

Leia Mais: Dengue: Osasco, Cotia e mais dez cidades registram quase 2 mil casos

Também participaram do resgate dos gatos, em Cotia, equipes da Defesa Civil, a Vigilância Sanitária e o Setor de Zoonoses da cidade. A administração municipal prossegue com o atendimento da ocorrência nesta quarta-feira (3), para concluir a contagem e a remoção dos animais.

*Com informações dos portais de notícia G1, Metrópoles, Cotia e Cia e Correio do Interior.

__

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail