A Secretaria de Saúde promoveu o 1º Encontro de Farmacêuticos, com a participação do secretário de Saúde, Milton Monti, e da nova coordenadora, Talita de Lisboa Salaviaw
No auditório do Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta, localizado no Centro de Barueri, a Secretaria de Saúde promoveu o 1º Encontro de Farmacêuticos nos dias 1º e 2 de junho. O evento foi organizado pela Coordenadoria Técnica de Suprimentos Farmacêuticos.
Durante o evento, foram estabelecidas prioridades para o atendimento à população nas farmácias da rede municipal de saúde de Barueri, que incluem 19 UBS (Unidades Básicas de Saúde), o Pronto-Socorro “Maria de Lourdes Evangelista” no Jardim Mutinga, o Hospital de Retaguarda “Vanderson César de Almeida” no Jardim Paulista, a Farmácia Central (com atendimento 24 horas) e o CAPS-AD II CRAD (Centro de Referência em Alcoolismo e Drogadição) no Centro.
Na presença do secretário de Saúde, Milton Monti, ocorreu o primeiro encontro presencial da nova coordenadora, Talita de Lisboa Salaviaw, com os responsáveis técnicos de todas as farmácias da rede municipal. O objetivo principal é estabelecer uma maior frequência de reuniões para garantir um bom atendimento ao munícipe, buscando sua satisfação ao sair das unidades.
Talita explicou esse propósito, contando também com a presença de Jorge Luiz Maciel, diretor administrativo da Coordenadoria Técnica de Suprimentos Farmacêuticos.
Fornecimento de medicamentos em Barueri prescritos aos pacientes
No ano passado, a Coordenadoria Técnica de Suprimentos Farmacêuticos realizou um total de 1.100.000 (um milhão e cem mil) atendimentos com receitas, fornecendo à população 80 milhões de unidades de medicamentos.

A entrega dos medicamentos ocorre mensalmente, de acordo com o período de tratamento estabelecido pelo médico. Além disso, a dispensação também abrange materiais fornecidos a pacientes acamados que necessitam de cuidados domiciliares.
A coordenadora Talita enfatizou a importância de administrar esses itens de forma adequada para evitar a escassez e garantir que sejam entregues às pessoas conforme necessário. “É o nosso maior objetivo: otimizar a dispensa dessa medicação e fazer com que o paciente não precise ir várias vezes à unidade de saúde”.
LEIA TAMBÉM: Solidariedade: Apae Barueri inicia venda de kit arraiá 2023. Veja como ajudar os atendidos e seus familiares
Com o objetivo de tornar o atendimento mais acessível, a Coordenadoria Técnica de Suprimentos Farmacêuticos instrui os moradores a retirarem, nas unidades de saúde da rede, todos os medicamentos prescritos pelos médicos, exceto os de controle especial.
Essa orientação se aplica tanto a medicamentos de uso contínuo quanto aos de uso pontual, bem como ao fornecimento de materiais hospitalares. A ideia é que os cidadãos busquem a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para facilitar o processo.
“Eu quero tirar o foco da Farmácia Central, que tem uma demanda muito grande, deixando o atendimento só para o paciente que precisa de um medicamento controlado; para quem sai do pronto-socorro na madrugada ou no final de semana em que as nossas unidades não funcionam”, explicou Talita.