O chefe do executivo municipal conatrola os gastos públicos, realiza obras melhoria em sua cidade e administrar os recursos vindos de impostos e taxas, entre outras funções
O dia 6 de outubro já está chegando e muita gente ainda está indecisa sobre qual candidato a prefeito deve escolher. Uma boa dica é pesquisar na internet quais são as propostas, seus feitos anteriores e se ele já, em algum momento de sua carreira pública ou privada, teve acusações graves voltadas a ele, impugnações ou perda de cargos ou até mesmo prisão.
É importante entender que um prefeito ocupará essa função por longos quatro anos e que nesse período a sua cidade pode tanto melhorar quanto piorar. Uma boa pessoa, bem quista, além das aparências, também será um bom prefeito. Fique atento (a)! Para verificar as propostas, o patrimônio, entre outras informações do seu ou da sua escolhido (a), entre no site do TRE, coloque o nome de sua cidade e o cargo que procura.
Sobre as suas funções, um prefeito deve ter controle dos recursos municipais disponíveis e gastar bem o dinheiro arrecadado com impostos e taxas. É também o prefeito que planeja e realiza obras e financia projetos e serviços públicos, como saúde, educação, limpeza urbana, iluminação, entre outros.
É dever do chefe do executivo municipal ainda proteger o patrimônio histórico-cultural e assegurar que os serviços oferecidos tenham qualidade. O cargo também exige que o prefeito tenha uma ótima relação com outras esferas de poder em todos os níveis, pois isso se reverte em benefícios para a população, como a construção de hospitais, obras necessárias, reformas e preservação de parques.
Cabe a quem ocupa o cargo de prefeito:
- desenvolver as funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes;
- organizar os serviços públicos de interesse local;
- proteger o patrimônio histórico-cultural do município;
- garantir o transporte público e a organização do trânsito;
- atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e seus anseios;
- pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques;
- promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial;
- buscar convênios, benefícios e auxílios para o município que representa;
- apresentar projetos de lei à Câmara Municipal, além de sancionar ou vetar projetos de lei aprovados pelo Legislativo da cidade;
- intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com o intuito de beneficiar a população local;
- zelar pelo meio ambiente, pela limpeza do município e pelo saneamento básico;
- implementar e manter – em boas condições de funcionamento – postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças; e
- arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma.
Fonte TSE
–
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.