Dados da Justiça Eleitoral apontam que as 12 cidades que compõem um consórcio na região Oeste da Grande São Paulo possuem 155.516 eleitores que só comparecerão aos locais de votação, em outubro, se quiserem. O grupo é composto por pessoas com idades entre 16 e 17 anos e a partir dos 70 anos, com situação regular na Justiça Eleitoral, mas que o voto é considerado facultativo.
Os números mostram um acréscimo de 32.912 pessoas, o que representa 26,8% se comparado a eleição de 2018, quando 122.604 eleitores tiveram a opção de escolher participar ou não do processo de votação para eleger presidente, governador, deputados federais, deputados estaduais e senadores.
Ainda segundo os dados do Tribunal Regional Eleitoral, o número de jovens entre 16 e 17 anos foi o que registrou maior alta. No total, são 27.004 adolescentes aptos a votar na eleição deste ano, contra 7.895 registrados na eleição de 2018, o que representa aumento de 238%. Já o número de pessoas acima de 69 anos também aponta crescimento. Em 2018, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, 114.619 eleitores estavam aptos a votar, agora, em 2022, um total de 128.512 pessoas com essa faixa etária podem escolher se querem participar do processo eleitoral.
Os números também apontam que Osasco é a cidade com o maior número de eleitores com voto facultativo: 8.697 jovens entre 16 e 17 anos e 50.283 idosos acima de 69 anos. Na sequência figuram Barueri e Carapicuíba, com 4.679 e 4.476 jovens aptos respectivamente. (Veja mais dados na tabela abaixo).
Para participar do processo eleitoral deste ano, os eleitores tiveram até 4 de maio para regularizar pendência com a Justiça eleitoral ou solicitar a 1ª via do documento. Quem não realizou o pedido do título de eleitor ou regularizou a documentação não poderá votar.
(Foto da capa: Divulgação/Tribunal Superior Eleitoral)





