Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Eleições 2022: prefeitos intensificam ações de apoio a pré-candidatos na região

Logo Giro
Prefeitos Josué Ramos e Rogério Lins participam de atividades ao lado de seu afilhados políticos (Reprodução/Redes Sociais)

Segundo o calendário eleitoral, a campanha de rua, aquela com direito de fazer entrega de material e pedir abertamente o voto do eleitor, só pode iniciar em 16 de agosto. No entanto, muitos prefeitos intensificaram as agendas de apoio a pré-campanha de alguns afilhados políticos. A legislação permite a realização de reuniões, sem fazer o pedido direto de voto, mas explicando os motivos de ser um pré-candidato na disputa eleitoral.

Por isso, faltando pouco mais três meses, alguns prefeitos das cidades que compõem a região oeste da Grande São Paulo têm intensificado os compromissos ao lado de seus “afilhados políticos”. O objetivo é angariar apoiadores, destacando a importância de ter nomes ligados às cidades da região no quadro de deputados federais e estaduais, para quem sabe, garantir cadeiras na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa de São Paulo.

Dois gestores chamam atenção pela quantidade de ações publicadas ao lado de seus pré-candidatos. O primeiro é Josué Ramos (PL). O gestor de Vargem Grande Paulista apoia a candidatura do filho, ex-secretário de Educação, Danilo Ramos (PL), para deputado federal. Com isso, os dois têm participado de reuniões e, sempre que é possível Danilo participa de eventos ao lado do pai prefeito.

Outro prefeito que tem se movimentado bastante ao lado do seu pré-candidato é Rogério Lins (Podemos). O chefe do Poder Executivo osasquense tem levado o cunhado, Gerson Pessoa (Podemos), que foi secretário de Tecnologia e Inovação e pré-candidato a deputado estadual, a eventos e reuniões. Mesmo sem poder subir no palanque, devido às restrições impostas pela Justiça Eleitoral, Gerson participa das inaugurações e outros eventos da administração, reforçando o alinhamento como prefeito.

Um pouco mais contido, o prefeito Rubens Furlan (PSDB), também tem participado de alguns eventos ao lado da filha, a deputada federal Bruna Furlan (PSDB), que vai disputar o cargo de deputada estadual na eleição deste ano. Furlan que passa por um problema de saúde na família, deve intensificar a agenda próximo do período eleitoral. No entanto, o vice-prefeito de Barueri, Beto Piteri tem circulado em diversas reuniões ao lado da deputada Bruna.

Outros prefeitos

Sem um candidato com ligação direta, os prefeitos de outras cidades têm participado como “cabo eleitoral”, organizando encontros com lideranças de seus municípios. O prefeito de Jandira, Henri Sato (PSDB), por exemplo, já promoveu algumas reuniões de apoio à pré-candidatura a deputada estadual de Bruna Furlan. A mesma posição também foi adotada pelo prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), que já declarou apoio ao nome da deputada Bruna Furlan. 

Receba nossas notícias em seu e-mail