Pesquisa realizada pelo Instituto MAS aponta que, no atual cenário, o candidato chega a 47% dos votos válidos e venceria a eleição no 1° turno
Faltando pouco mais de 40 dias para o 1º turno da eleição de 2024, ocorre no dia 6 de outubro, a pesquisa realizada pelo Instituto MAS e divulgada pelo Jornal Giro traz o cenário da disputa para prefeito em Taboão da Serra. Os resultados apontam que o Engenheiro Daniel (União) inicia a campanha eleitoral com vantagem. Ele tem 39% das intenções de voto para o cargo de prefeito.
Na sequência, aparece o ex-prefeito Fernando Fernandes (PSDB) com 22% das intenções de voto. Na terceira colocação, surge o atual prefeito Aprígio (Podemos), com 17% da preferência dos eleitores. Em quarto lugar está a candidata Nil Felix (PSOL), com 3%. Para fechar o levantamento, em quinto lugar está Marcos Costa, com 2% das intenções de voto.
Contabilizados apenas os votos válidos, ou seja, retirando da somatória total os eleitores que responderam que não sabem ou que não votariam em nenhum dos candidatos, Engenheiro Daniel atinge 47% dos votos. Esse resultado garantiria, no atual cenário, vitória em primeiro turno.

Para o cientista político e diretor do Instituto MAS, Marcos Agostinho, o cenário da eleição de 2024, aponta que a eleição poderá ser definida ainda ano 1º turno. “A frustração dos eleitores que queriam mudança nas eleições de 2020, e que elegeram Aprígio prefeito, somado ao fato dele ter apresentado como seu candidato a vice o deputado Eduardo Nóbrega, pode levar o eleitorado a dar uma chance ao Engenheiro Daniel. O cansaço dos eleitores com a política e a gestão municipal poderá levar o eleitorado a liquidar a eleição no 1º turno”, sinaliza.
Pesquisa aponta vitória do Engº Daniel em cenários de 2º turno
A pesquisa realizada pelo Instituto MAS também consultou os eleitores sobre um eventual segundo turno nas eleições municipais de Taboão da Serra. Foram apresentados dois possíveis cenários aos eleitores entrevistados e os resultados apontam que o Engenheiro Daniel sairia vencedor contra os dois principais adversários. No primeiro cenário, 63% dos entrevistados sinalizaram que votarão no Engenheiro Daniel em uma eventual disputa com o atual prefeito Aprígio, que chega a 27%.
Ainda nesta questão, 9% disse que não votam em nenhum dos dois e 2% garantiu que não sabem em quem vão votar. Já no segundo cenário, 55% dos eleitores garantem que votarão no Engenheiro Daniel caso o segundo turno seja contra o candidato Fernando Fernandes, que somou 32% da preferência. Outros 10% disseram que não votam em nenhum dos dois e 3% não sabem em quem votar.


José Aprígio tem o maior número de rejeição
A pesquisa realizada pelo Instituto MAS também consultou os eleitores sobre qual candidato eles não votariam de jeito nenhum nas eleições municipais. O levantamento aponta que o atual prefeito José Aprígio (Podemos) tem o maior índice, com 46% de rejeição. Na sequência, surge o ex-prefeito Fernando Fernandes (PSDB) com 17%. Na terceira posição está Nil Félix (PSOL), com 7% de rejeição.

Saiba como a pesquisa foi realizada pelo instituto
A pesquisa realizada na cidade de Taboão da Serra pelo Instituto MAS e divulgada pelo Jornal Giro ouviu 425 eleitores com idade a partir dos 16 anos, entre os dias 10 e 12 de agosto. A consulta também entrevistou pessoas com todos os graus de escolaridade (fundamental, médio e superior) e integrantes de diversas religiões.
O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o n.º SP-05701/2024. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%.
O levantamento quantitativo foi realizado por meio de entrevistas pessoais, com utilização de um questionário bem estruturado e realizado por uma equipe que foi totalmente preparada e qualificada.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.