As matrículas podem ser feitas nas escolas e em unidades do Poupatempo. Alunos que já estão na rede neste ano têm vaga garantida; veja mais
Começa na próxima segunda-feira (19), as inscrições para matrícula e processo de rematrícula dos estudantes das escolas da rede estadual de SP. Os interessados têm até o dia 13 de setembro para realizar o procedimento.
Segundo o governo estadual, para os estudantes que vão ingressar na rede estadual, o responsável legal ou maiores de 18 anos têm a opção de fazer as matrículas de forma presencial em qualquer escola estadual, ou no balcão de atendimento do Poupatempo.
Há vagas em classes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (1ª à 3ª série) de período parcial e integral, além da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para estudantes do Médio são três opções de itinerários formativos: matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ensino Médio Técnico.
Para as matrículas presenciais, necessário levar RG, histórico escolar e comprovante de residência na escola desejada ou nas unidades do Poupatempo. Aqueles que preferirem a forma virtual podem acessar a Secretaria Escolar Digital (SED), através deste link.
A definição da escola é baseada no endereço de residência, o que significa que a unidade escolar onde é feita a inscrição não é necessariamente onde ocorrerá a efetivação da matrícula. Caso haja interesse em uma escola específica, é possível realizar a inscrição de transferência por intenção posteriormente.
Matrícula de alunos da rede e transferência
Segundo o governo do estado de São Paulo, a partir deste ano, quem já está em uma das escolas da rede estadual em 2024 não precisa fazer a rematrícula. A vaga para o próximo ano letivo está garantida e será registrada automaticamente.
A partir de 14 de agosto, a confirmação das matrículas e do local de ensino, estarão disponível para consulta nos postos do Poupatempo e na Secretaria Escolar Digital (SED) na opção “Consulta Pública”.Em caso de dúvidas, as unidades escolares estarão disponíveis para apoio presencial.
Em 2025, as aulas do primeiro semestre terão início em 3 de fevereiro (Divulgação/Governo do Estado de SP)
“Caso o aluno queira mudar de escola, o período para solicitação de transferência, que geralmente acontecia no mês de janeiro do ano seguinte, foi antecipado pela Secretaria e vai seguir o mesmo da matrícula (19 de agosto e 13 de setembro). Os interessados devem fazer o pedido também na página da SED — em “Intenção” pelo perfil do responsável ou aluno maior de 18 anos”, explica gestão estadual paulista.
O resultado das matrículas será divulgado a partir do dia 2 de dezembro.
Calendário 2025
A Seduc-SP também definiu o calendário do próximo ano. Em 2025, as aulas do primeiro semestre terão início em 3 de fevereiro. O recesso escolar do meio do ano está previsto para o período entre os dias 1º e 20 de julho. Para o cumprimento dos 200 dias letivos, estabelecido pela Lei de Diretrizes e Base (LDB), os fins das atividades estão agendados para 9 de dezembro.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.