giro

Você tem dívidas bancárias? Mutirão para negociar débitos vai até 30/11

dívidas
Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras (Divulgação/Pexels)

Se você tem dívidas bancárias em atraso no cartão de crédito, cheque especial ou consignado, entre outras contraídas instituições financeiras tem até o dia 30 de novembro para negociá-las por meio do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A iniciativa é um parceria conjunta entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o Brasil.

Mais de 160 instituições participam da ação, ampliando o alcance das negociações e das ações de educação financeira, que também são foco do mutirão. Os acordo variam conforme a política de cada banco.

“Os bancos estão empenhados em ofertar condições especiais para a negociação de dívidas em atraso e contribuir para a recuperação financeira do consumidor. A mobilização nacional propicia ao consumidor planejar o quanto tem de dívidas em atraso e o quanto sobra de dinheiro para negociar com a instituição credora. Também traz conteúdo relevante de orientação financeira”, afirma Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

banc
Mutirão vai até final de novembro (Divulgação/Freepik)

Dívidas: como consultar e negociar

Os bancos participantes oferecem parcelamento, descontos no valor da dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme sua política de crédito. Dívidas com bens dados em garantia, além de débitos prescritos, não podem ser negociadas no mutirão. 

As informações sobre o mutirão e a relação das instituições financeiras participantes, além dos canais oferecidos pelos bancos para a negociação das dívidas, estão disponíveis no portal Meu Bolso em Dia Febraban

As dívidas podem ser consultadas no Registrato, sistema do Banco Central que permite acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a relação de dívidas perante as instituições financeiras. 

As negociações podem ser feitas diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais, ou pelo portal ConsumidorGovBr, lembrando que é preciso ter sua conta Prata ou Ouro.

Negociação de dívidas não bancárias

No mesmo período do Mutirão, A Serasa promove o Feirão Serasa Limpa Nome. O consumidor tem a oportunidade de quitar dívidas não bancárias em atraso – com descontos -, contraídas de empresas de varejo, telecomunicações, concessionárias de energia, saneamento, universidade e financeiras.

Outra alternativa é negociar as dívidas nas agências dos correios participantes. Basta escolher a agência mais próxima e, no balcão de atendimento, perguntar pelo Serasa Limpa Nome.

banc
Dívidas com empresa de energia elétrica poderá ser quitada no Feirão Serasa Limpa Nome (Marcello Casal/Agência Brasil)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.