Em meio ao roteiro turístico convencional, a cidade apresenta boas opções de lazer e cultura gratuitas que podem ser programadas ao longo de todos os dias da semana, inclusive à noite; veja as sugestões
Em comemoração aos 61 anos de Osasco celebrados no dia 19 de fevereiro, a reportagem do GIRO selecionou dez locais para que os moradores e/ou visitantes possam explorar na cidade que possui quase 800 mil habitantes.
Destaque para o Calçadão da rua Antônio Agú, um dos principais pontos turísticos de Osasco que atrai cerca de 350 mil pessoas todos os dias. Há também a diversidade de parques municipais com muitas áreas verdes e de lazer, além das opções de visitar o Borboletário, assistir a uma apresentação no Teatro Municipal Glória Giglio, passar no Mercado Municipal e na Feira Noturno para fazer compras, passear com o seu “aumicão” no Pet Parque, curtir o domingão na Ciclofaixa de Lazer e aproveitar a programação do Sesc Osasco.
Conheça melhor cada um desses principais pontos turísticos e bom passeio!
1- Calçadão da rua Antônio Agú
Mais conhecido como o Calçadão de Osasco, este cartão postal localizado no centro da cidade ocupa quatro quarteirões fechados para carros. O primeiro trecho inaugurado, em 1º de novembro de 1986, entre a rua Fiorino Beltramo e o Largo Antônio Menck, contava apenas com 283 metros. Hoje, com 500 metros de extensão, concentrando umas 250 lojas, além dos ambulantes espalhados pela via, que chegam a receber cerca de 350 mil pessoas todos os dias, é a maior rua de comércio de Osasco e considerada a segunda do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas da rua 25 de Março, na capital paulista.
Muitos são atraídos pela diversidade de lojas e serviços, outros pelo passeio e até mesmo pela gastronomia. Afinal, Osasco é a capital do cachorro-quente e em pleno Calçadão, o dogão é servido.
Funcionamento: Maior parte das lojas, de segunda a sábado, das 8h às 19h, mas algumas estendem o horário, e o Osasco Plaza Shopping tem horário diferenciado, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h e 20h
2- Teatro Municipal Glória Giglio
Após passar por ampla reforma, o Teatro Municipal Glória Giglio, avenida dos Autonomistas, 1.533 – Vila Campesina, foi reaberto em agosto de 2022. Com capacidade para 498 espectadores, o espaço apresenta os mais variados espetáculos, atendendo ao público adulto, jovem e infantil, além de exposições de artes plásticas, realizadas em seu hall de entrada.
Inaugurado em 7 de setembro de 1996, durante o governo do prefeito Celso Giglio, o Teatro Municipal de Osasco recebeu o nome Glória Giglio, em abril de 2014, durante o mandato do prefeito Jorge Lapas em homenagem à Gloria Giglio, ex-primeira dama de Osasco por duas vezes e esposa de Celso Giglio, que morreu em 2013, vítima de acidente de carro, e era apaixonada por artes.
3- Sesc Osasco
Palco de shows, exposições e arte em geral, o SESC (Serviço Social do Comércio, Travessa Gilmar de França Crispim, 9, Jardim das Flores) é uma instituição mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, voltada para o bem-estar social dos seus empregados e familiares, sobretudo, é aberto à comunidade em geral.
Em decorrência da construção do seu futuro prédio que oferecerá serviços como restaurante, teatro, piscina, quadras, espaço para crianças e oficinas, odontologia, entre outros, a unidade de Osasco está com a sala da GMF (Ginástica Multifuncional) onde concentra as aulas de práticas corporais e ginástica; o ETA (Espaço de Tecnologias e Artes) com oficinas, workshops e cursos, gratuitos e pagos; o Espaço de Leitura onde ficam disponibilizados jornais, revistas e livros para consulta e leitura; o Espaço do Café e a central de atendimento.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h e não abre aos finais de semana, nem aos feriados.

4- Parque Municipal Chico Mendes
Com uma área verde de 114.000 m² e o bioma de Mata Atlântica, o Parque Municipal Chico Mendes, rua Lázaro Suave, 15, City Bussocaba, que até a primeira metade do século XX era sede da fazenda da família Lunardelli e em 1969 foi doada ao município conta quadras esportivas cobertas e um campo de futebol society, playground, coreto, espaço de Equoterapia e viveiros de plantas, além de patos, peixes e tartarugas. Com entrada gratuita, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.
Há ainda o casarão que serviu de sede de moradia de alguns prefeitos e o famoso lago onde se localiza a nascente do Córrego Bussocaba, um dos principais córregos da cidade, que deságua no Rio Tietê.
Vale a pena também visitar o Jardim Japonês e caminhar pelas trilhas do parque ao som de diversas espécies de aves. Ao longo do trajeto é possível conhecer mais sobre o meio ambiente com as placas de identificação de árvores e QR Code, que trazem dados mais completos sobre as espécies arbóreas daquela área.
5- Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos
Com uma área de 52.800 m², o espaço também conhecido como o Parque da FITO, rua Georgina, 64, Jardim das Flores, por estar localizado ao lado da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco tem uma série de opções de lazer como pistas de caminhada e corrida, quadra poliesportiva, playground, aparelhos para ginástica ao ar livre e um lago grande com diversas espécies de peixes e tartarugas.
Dentro do parque, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h, está instalado o NEA (Núcleo de Educação Ambiental “Padre Angelo Mazzarotto”) com Sala Verde, espaço dotado de materiais para abordar a conservação e preservação do meio ambiente e o Ecomuseu, este inaugurado em 2010.
6- Borboletário Municipal
Localizado dentro do Parque Ecológico do Jardim Piratininga, rua David Silva, 111, Jardim Piratininga, o Borboletário Ana Luiza Moura Freitas conta com um criadouro de borboletas, onde os visitantes têm contato direto com as espécies que vivem por lá e, ainda, aprendem sobre a importância delas para a biodiversidade, além de conhecerem o laboratório onde as lagartas se desenvolvem antes de virarem borboletas. Com entrada franca, funciona de terça a sábado, das 10h às 16h, e aos domingos e feriados é fechado. Agendamento: (11) 3599-3516 ou borboletario.semarh@osasco.sp.gov.br.
7- Pet Parque
Para quem ama os pets o espaço é exclusivo para eles. Localizado em uma área de 5.000 m², o Pet Parque, avenida Franz Voegeli, 930, Jardim Wilson, oferece área verde, pista de caminhada e diversos obstáculos de agility para exercitar o cachorro, bebedouro na altura ideal do pet e porta saco de lixo para recolher os dejetos. Toda área é cercada com grades, evitando fugas, e fica no mesmo terreno do Hospital Veterinário Público de Osasco – Unidade Manchinha. Com a integração dos animais, o parque acaba sendo palco de uma série de eventos como “cãominhada” e “ArraiAU”, por exemplo. A entrada é gratuita e o local recebe os visitantes de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.
8- Ciclofaixa de Lazer
Domingo de manhã, a dica é aproveitar a Ciclofaixa de Lazer, Parque Chico Mendes até o Boulevard Ulisses Dante Bastiston. O percurso que vai do Parque Chico Mendes até o Boulevard Ulisses Dante Bastiston, em frente à Prefeitura de Osasco, totalizando 7 quilômetros nos dois sentidos, tem sinalizações verticais e horizontais, isolamento por cones e cavaletes, características da Ciclofaixa de Lazer, oferecendo maior segurança ao ciclista. Os passeios acontecem todas as manhãs de domingo, das 7h às 12h, e no local conta com sistema de empréstimo de bicicletas.

9- Mercado Municipal de Osasco
Inaugurado em 1953, o tradicional Mercado Municipal Central de Osasco Walter Edson de Abreu, Praça 21 de Dezembro, s/n°, Centro, recebeu esse nome em homenagem a um dos primeiros permissionários do ramo do açougue. Como na época não existiam grandes supermercados como nos dias de hoje, quem queria fugir dos típicos armazéns de vilas, fazia suas compras no Mercado Municipal.
Localizado no Centro da cidade, o espaço atrai moradores e turistas que compram desde produtos a granel passando por carnes, peixes, legumes e verduras até produtos de casa. O sacolão é o local que mais tem rotatividade de pessoas, assim como a Praça da Alimentação com seus famosos pastéis, lanches e restaurantes que servem diariamente pratos variados. Cerca de 1.500 pessoas circulam no local todos os dias e chega a aumentar nos finais de semana. Funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h, e domingo, das 7h às 13h.
10- Feiras Noturnas
Para quem gosta de comprar sempre frutas, verduras e legumes fresquinhos, as feiras livres são uma das melhores opções. Em Osasco, também funciona no período noturno, das 18h às 22h, no bairro Jardim das Flores, todas as quartas-feiras, e no Jardim Wilson, às quintas-feiras. As Feiras Noturnas também dispõem de área de alimentação com comidas típicas da culinária brasileira e de estrangeiras, além da famosa dupla de pastel e caldo de cana.
SERVIÇO
Feiras Noturnas de Osasco
Quartas-feiras, das 18h às 22h, na avenida Sport Club Corinthians, 1.300, na Arena VIP, no Jardim das Flores
Quintas-feiras, das 18h às 22h, na avenida Manoel Pedro Pimentel, 138, no estacionamento da CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco), no Jardim Wilson