​Devido à pandemia, Cotia, Pirapora e Carapicuíba reduzem o número de exames de mamografia em 2020

Já Itapevi aumentou o índice de atendimentos em 2020
Agendamento de exames de mamografia sofrem alterações na pandemia (Foto: Divulgação/PMB)

Os efeitos da pandemia também foram sentidos na redução de agendamentos de alguns exames, como o de mamografia. Com a redução dos atendimentos ambulatoriais em todo o país, a diminuição do atendimento foi comum a várias cidades. A reportagem do Giro S/A consultou os municípios da região e, até o fechamento desta matéria, quatro, das onze cidades consultadas, que fazem parte do Cioeste, retornaram. Entre elas, a que realizou o maior número de exames de mamografia em 2019 foi Santana de Parnaíba (9.123), seguida de Carapicuíba (5.533), Itapevi (4.894), Cotia (3.033) e Pirapora do Bom Jesus (367).

No comparativo do mês de setembro nos anos de 2019 e 2020, Itapevi foi a única que aumentou o número de exames, realizando 3.671 em 2019 e saltando para 3.719 exames em 2020.

Panorama de municípios da região oeste da Grande São Paulo
Cotia realizou 2.146 exames de mamografia em 2019 pela rede municipal e outros 2.786 pelo sistema Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), serviço do Governo do estado. Deses, 22 casos foram diagnosticados com câncer. No comparativo com o ano passado, Cotia realizou menos de 1/3 da quantidade de exames de mamografia. De acordo com a prefeitura, até setembro de 2019, o município realizou 847 exames na rede municipal e 2.186 na rede estadual, totalizando 3.033 exames.

Porém, neste ano, até o mês de setembro de 2020, o município realizou 303 exames na rede municipal e outros 635 na rede estadual. Totalizando 938 exames no período. De acordo com a prefeitura, o município não tem demanda reprimida e não há filas de espera. O município conta com dois aparelhos de mamografia na rede de saúde do município, um lotado no Centro de Diagnóstico por Imagem e outro aparelho no Hospital de Cotia para atendimento da região.

Pirapora atendeu 367 pedidos de mamografia em 2019. No comparativo, até setembro de 2019, foram 239 exames enquanto até o mesmo mês, em 2020, foram realizados 172 exames. O município não possuí mamógrafos e realiza exames de acordo com as vagas cedidas pelo estado. De acordo com a prefeitura, o prazo médio entre o pedido e o agendamento para o exame, é de 30 dias.

Carapicuíba realizou 5.533 exames de mamografia em 2019. Até setembro deste ano foram concluídos 4.284 exames, número bem próximo aos exames de 2020, que chegou a 4.224 exames até setembro. A prefeitura informa que não há fila de espera para este tipo de exame e estes são realizados no Hospital Geral de Carapicuíba, unidade do governo de Estado.

Santana de Parnaíba somou 9.123 exames de mamografia em 2019. Destes, 13 foram diagnosticados com câncer. Os números se assemelham no comparativo de setembro de 2019, com 6.081 exames, e julho de 2020 (dado fornecido pela prefeitura) também com 6.081 atendimentos de exames. Segundo a prefeitura, devido à pandemia os exames continuaram sendo realizados, mas com espaçamento maior de tempo entre os atendimentos, com a finalidade de evitar aglomeração. A cidade possuí um mamógrafo.

Aumento de exames
Itapevi realizou um total de 4.894 exames de mamografia em 2019. Destes, a cidade somou, até setembro de 2019, 3.671 exames. No entanto, até setembro de 2020, este número aumentou para 3.719 mesmo durante a pandemia do covid-19. A prefeitura não informou os casos de câncer de mama na cidade. Para realizar exames de mamografia não há demanda reprimida e o prazo para agendamento é de até 30 dias após o pedido. No município não há mamógrafos para os exames, sendo realizados na rede estadual.