giro

Dengue avança e governo de SP pode decretar emergência na quarta (19)

Logo Giro
dengue
Ao todo, o estado já registra 117.502 casos confirmados de dengue neste ano (Divulgação/Pexels)

As 14 cidades da cobertura do Giro S/A já somam mais de 1.100 casos de dengue confirmados; confira mais detalhes sobre a ação

O governo estadual de São Paulo deve decretar, nesta quarta-feira (19), emergência para dengue em todo o território paulista. A medida ocorre sempre quando o estado atinge a marca300 casos confirmados da doença para cada 100 mil habitantes

Em 2024, a situação ocorreu no início de março. Por meio do decreto, os gestores públicos conseguem destinar recursos para combater a doença com maior celeridade e sem necessidade de licitação.

A informação foi confirmada pelo secretário estadual da Saúde Eleuses Paiva nesta segunda-feira (17). A declaração do secretário foi feita durante a inauguração do pronto-socorro do Hospital São Paulo, vinculado à Unifesp e à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Dengue: dados entre as 14 cidades

Do início de 2025 até esta terça-feira (18), as 14 cidades de cobertura do Jornal Giro S/A registraram 1.175 casos confirmados de dengue. Os números foram levantados pela reportagem, por meio dos números divulgados pela Secretaria de Saúde Estadual.

Osasco é a localidade com o maior número de confirmações, com 824 casos confirmados. Em seguida, aparece Jundiaí com 114 situações confirmadas, Santana de Parnaíba com 46 caos, Barueri com 42 casos confirmados e Taboão da Serra com 41 casos confirmados. (Veja tabela completa abaixo).

Ao todo, o estado já registra 117.502 casos confirmados de dengue neste ano, com uma média de 264,3 casos por 100 mil habitantes. Outros 81,7 mil casos são investigados.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Dengue requer muitos cuidados (Divulgação/Governo do Estado de SP e Pexels)

Considerada uma doença infecciosa febril aguda, a dengue pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

CidadesCasos Confirmados em 2025
Araçariguama13
Barueri42
Cajamar11
Carapicuíba19
Cotia20
Itapevi17
Jandira11
Jundaí117
Osasco824
Pirapora do Bom Jesus0
Santana de Parnaíba46
São Roque10
Tabão da Serra41
Vargem Grande Paulista4
Total1175

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail