Diante do aumento expressivo de casos de covid-19 em todo o Brasil, a reportagem do Giro S/A apurou, nesta terça (12), que a cidade de Carapicuíba alcançou 60% dos leitos de UTI para covid-19 ocupados e 40% dos respiradores em uso. Ao todo, o município soma 14.172 casos confirmados e 840 em investigação.
Dentre as ações para para o combate à doença, a prefeitura de Carapicuíba informou que o Centro de Enfrentamento ao Coronavírus segue atendendo os pacientes com sintomas. Além disso, a cidade continua realizando testagem em massa: já foram realizados mais de 40 mil testes para rastreamento e bloqueio de contágio da covid-19.
De acordo com boletim divulgado ontem (11), o município soma 14.172 casos confirmados. Destes, 12.469 já foram curados e 429 vieram a óbito. Há 61 pacientes internados: 17 em UTIs e 46 em leitos clínicos. 840 pessoas seguem isoladas, com suspeita da doença.
Ainda de acordo com a administração municipal, não há a necessidade de reabertura do Hospital de Campanha, pois o município conta com 65 leitos de UTI e clínicos do Hospital São Camilo.
PREFEITO FALOU SOBRE COMBATE AO VÍRUS
Em visita ao Giro, em dezembro de 2020, logo após se recuperar da covid-19, o prefeito de Carapicuíba, Marcos Neves (PSDB), falou sobre as ações de combate ao coronavírus. “Nós abrimos hospital de campanha, fizemos desinfecção das ruas, entrega de alimento solidário, entrega de kit merenda até dezembro. Fizemos o que tinha que ser feito”, afirmou.
Neves também falou sobre o programa de testagem em massa. “Não é o teste rápido, é o teste PCR, mesmo. Temos parceria com o laboratório Dasa e com o aplicativo Dados do Bem, que é parceria da rede D’Or, gratuito para a cidade. Então, você se cadastra nesse aplicativo e você tem lá data e horário para fazer o exame e para receber o resultado. E esse período todo fomos testando a população, e isso permite isolar e evitar a transmissão”, explicou.
De acordo com ele, mais de 70 mil pessoas em Carapicuíba já foram testadas. “Nós temos 50 leitos de enfermaria e 15 UTI no São Camilo. Se tiver necessidade de ampliar, podemos ampliar nesse mesmo sistema do São Camilo, que é um atendimento de primeira linha, e nós só pagamos aquilo que usarmos “, completou.