Na ocasião, Formiga falou sobre o desafio de estabilizar as contas públicas. Cidade tem R$ 135 milhões em dívidas
O prefeito Welington Formiga reuniu jornalistas da região na tarde desta quinta-feira, 6 de fevereiro, em sua primeira coletiva de imprensa como prefeito de Cotia. A entrevista aconteceu no auditório da Prefeitura.
Na ocasião, Formiga respondeu às perguntas e falou sobre temas sensíveis na cidade.
“Esse é um governo diferente. Nós temos conversado com a população e obviamente que não podemos deixar de conversar com a imprensa”, relatou abrindo a coletiva. “Nós queremos uma imprensa livre, forte e democrática. As críticas é que vão ajudar esse governo a dar certo. Sejam bem-vindos ao novo modelo de governabilidade que estamos apresentando na cidade de Cotia”, destacou.
Ao lado do Vice-Prefeito e Secretário de Obras, Paulinho Lenha, e do Secretário de Governo, Dr. Castor de Andrade, Formiga respondeu perguntas sobre vários temas importantes, como Segurança, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Causa Animal, Verticalização, Plano Diretor, Mobilidade e Cultura, entre outros.

“É um desafio”, disse Formiga. “Cotia é uma cidade importante, tem quase 300 mil habitantes, 325 km quadrados e arrecada 1 bilhão e 600 mil. Mas nos foi entregue uma cidade com 135 milhões de dívidas, só para fornecedores. Se você pegar o CotiaPrev e outras dívidas da cidade, dá 1 bilhão de reais. É um grande desafio”, ressaltou.
O prefeito destacou que, “graças a Deus” a nova gestão está enxugando a máquina. “Estamos enxugando vários contratos e daqui a pouco vai começar a sobrar dinheiro para fazer o que nós prometemos no programa de governo”, disse, citando o Poupatempo da Saúde, a Tarifa Zero aos sábados e domingos e o Centro do TEA.
30 dias de governo
Formiga também falou sobre o que foi feito nos seus primeiros 30 dias de governo.
“Em 30 dias de governo nós conseguimos, em tempo recorde, trazer para cá a carreta da mamografia, uma ambulância do SAMU, nós conseguimos em um acordo muito importante com um deputado da causa animal, abrir o hospital veterinário, que antes era só teoria, agora está aberto. Nós conversamos com a empresa de ônibus e já tem 22 ônibus com wi-fi, air condicionado, monitoramento, tomada para celular, e mais ônibus nas linhas porque eu andei de ônibus 35 anos e eu sei como é o dia a dia do cidadão cotiano”.
O prefeito também destacou que a cidade vai ter até o meio do ano e de forma inédita, a primeira clínica de hemodiálise da cidade. “Era um sonho antigo”, disse.
Cotia também deve ter novas escolas estaduais em breve. “Nós conseguimos conversar com o Governo do Estado e com a Secretaria da Educação e a Delegacia de Ensino de Carapicuíba. Cotia não constroi uma escola estadual há 50 anos. Nós vamos construir agora no final de 2025/26, cinco novas escolas estaduais em Cotia”, destacou.
Segundo o prefeito, tudo isso só está sendo possível pela vontade, pela articulação e com os secretários trabalhando muito.
“É um trabalho incansável, eu durmo duas ou três horas por noite, não é fácil. Muitos interesses estão sendo peitados, não é fácil, agora, nós confiamos na providência divina e nós confiamos na nossa equipe. Eu tenho absoluta certeza que em junho, já em junho, a população já vai perceber as transformações que nós conseguimos fazer em Cotia. Não tenho dúvida: Cotia será uma das melhores cidades do Brasil prá se viver! Nós estamos implantando os nossos quatro princípios: a lealdade à população, a transparência com a coisa pública, a cidadania e a humanização de todos os setores da administração pública”, disse Welington Formiga.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.