A partir de quinta (13), fortes rajadas de vento, com velocidades de até 90 km/h atingirão a capital paulista e cidades da Região Metropolitana
A Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), emitiu alerta nesta terça-feira (11), para os efeitos da formação e deslocamento de um centro de baixa pressão, conhecido como ciclone extratropical, na região sul do Brasil. Esses efeitos serão sentidos no estado de São Paulo a partir de quinta-feira (13), e resultarão em fortes rajadas de vento.
Fortes ventos do ciclone extratropical devem atingir dezenas de municípios
As áreas afetadas incluem a capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e Itapeva, onde podem ocorrer rajadas de vento de até 90 km/h. Em cidades como Sorocaba, Serra da Mantiqueira, Campinas e São José dos Campos, os ventos podem atingir até 80 km/h. Apesar da influência do ciclone, São Paulo não terá registros significativos de acumulação de chuva.
Além disso, espera-se uma queda significativa nas temperaturas próximo ao fim de semana, devido à entrada de uma massa de ar frio no estado de São Paulo. Na sexta-feira (14), a temperatura mínima na capital paulista poderá chegar a 9°C. Embora a ocorrência de chuvas seja menos provável, os episódios de chuva estarão associados à passagem de uma frente fria sobre o oceano.
LEIA TAMBÉM: Novo helicóptero é entregue à PM para resgates e emergências
Até quinta-feira (13), o estado de São Paulo terá de tempo firme e temperaturas mais elevadas durante o dia. De acordo com o Climatempo, Barueri poderá ter pancadas de chuva durante à noite e os termômetros devem atingir mínima de 15ºC e máxima de 25ºC. Na sexta-feira (14), Osasco sol entre muitas nuvens e períodos de céu nublado, com mínima de 11ºC e máxima de 21ºC.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.