Segundo a ViaMobiliade, mudança garante maior efetividade operacional das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. O GIRO conta os detalhes
Nesta semana, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, concluiu a inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO) das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda no Pátio Presidente Altino, em Osasco, trazendo uma série de melhorias para a integração com áreas como manutenção e ouvidoria.
Na Região Metropolitana de São Paulo, entre as cidades que compõem o consórcio *Cioeste, esses trens circulam em cidades como Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira. Para garantir estabilidade e segurança na operação, a transição para o novo CCO teve início no último fim de semana, com reforço das equipes. Nesse processo híbrido, o CCO da Estação Brás, em São Paulo, ainda compartilha o controle das linhas 8 e 9, como tem sido desde o início da concessão.
Ouvidoria no Centro de Controle Operacional
Com essa mudança, a área de ouvidoria foi incorporada ao novo Centro de Controle Operacional, proporcionando atendimento mais ágil e eficiente aos passageiros. Além disso, foi criada uma sala de estratégia para otimizar a tomada conjunta de decisões entre os gestores de todas as áreas envolvidas, garantindo maior efetividade operacional. Outra adição é o cronômetro instalado no local, que permitirá uma melhor avaliação do impacto de eventuais ocorrências.


O diretor-executivo da ViaMobilidade, Francisco Pierrini, destaca a importância dessa etapa no processo de modernização e melhorias das linhas 8 e 9, que contam com investimentos previstos de R$ 3,8 bilhões nos três primeiros anos da concessão. Essa mudança busca proporcionar maior autonomia e agilidade nas decisões estratégicas relacionadas à operação de trens metropolitanos.
LEIA TAMBÉM: 1º Festival de Inverno de Osasco terá shows gratuitos
As melhorias também foram implementadas no painel sinótico, que agora possui telas de LED, proporcionando uma melhor resolução e facilitando a visualização do sistema e das câmeras das estações em tempo real. Os consoles foram ajustados para garantir maior desempenho do trabalho e os colaboradores passaram a contar com mobiliário totalmente novo e cadeiras ergonômicas.
Vale ressaltar que apesar da mudança de local, o sistema de sinalização não sofrerá alterações, mantendo a operação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda sem qualquer impacto para os passageiros.
Quase 800 mil usuários são transportados ao dia nas Linhas 8 e 9
As linhas de metrô e trens metropolitanos em São Paulo, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, registraram uma média de mais de 1,9 milhão de passageiros por dia útil, de acordo com o último levantamento realizado em abril deste ano.

Segundo dados das concessionárias, a Linha 4-Amarela do metrô, operada pela ViaQuatro, transportou em média 661,4 mil passageiros por dia útil durante o mês de abril. Em seguida, a Linha 5-Lilás registrou o transporte de 510,8 mil pessoas. Nos trens metropolitanos, a Linha 9-Esmeralda levou 444,1 mil usuários, seguida pela Linha 8-Diamante, com 351,4 mil passageiros transportados.
O contrato assinado com o governo estadual, permite que a concessionária ViaMobilidade opere e mantenha as duas linhas pelos próximos 30 anos. O contrato de concessão inclui um investimento de R$ 3 bilhões para operação, conservação, manutenção, modernização e expansão das instalações existentes, além da aquisição de material rodante (trens) ao longo dessas três décadas.
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.






