giro

Caucaia do Alto está sem agência dos Correios

Logo Giro
O local onde funcionava a agência dos Correios do distrito de Caucaia do Alto (Foto: Google Street View)

O fechamento da agência dos Correios em Caucaia do Alto, distrito de Cotia, está cercada de controvérsia e causando muitos transtornos para a população local.

Com cerca de 30 mil habitantes, o distrito contava apenas com um agente credenciado, que ficava na Rua Manoel Carlos Ferraz de Almeida, 42. Só que o local foi fechado em março, início da pandemia, sem maiores explicações aos moradores.

A versão dos Correios é que a Agência Comunitária de Caucaia do Alto permanece com as atividades temporariamente interrompidas por determinação de decreto municipal de Cotia, em função da pandemia de Coronavírus. “Os Correios estão acompanhando as orientações das autoridades locais, desta forma, o atendimento será retomado oportunamente”, informa, em nota.

Já a Prefeitura de Cotia informa que a agência dos Correios de Caucaia do Alto funcionava por meio de um convênio, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Segundo a prefeitura, o Governo Federal não renovou este ACT e a Prefeitura se viu obrigada a fechar a agência para que o seu funcionamento não ocorresse de forma irregular.

Em junho deste ano, os Correios manifestaram o interesse em reabrir a agência de Caucaia do Alto. De acordo com a prefeitura, enviaram uma relação de documentos que deveriam ser providenciados pela Prefeitura para encaminhamento da reabertura da unidade. Os documentos já foram entregues e a Prefeitura aguarda desde então um posicionamento por parte dos Correios.

Enquanto isso, cerca de 30 mil habitantes do distrito têm de se deslocar cerca de 18,8 km para utilizar a agência localizada no Centro de Cotia (v. Nossa Senhora de Fátima, 467) ou 19 km para utilizar a agência localizada no Centro de Vargem Grande Paulista (Rua Mário Scarvance, 82). 

Receba nossas notícias em seu e-mail