Muitas cidades da região já divulgaram as ações do Outubro Rosa; já outras, como Osasco, Carapicuíba, Araçariguama ainda divulgarão, ofertando atividades diversas
Comemorado anualmente desde a década de 1990, quando que foi criado, o Outubro Rosa é uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, dos Estados Unidos.
Em sua primeira edição, a campanha conseguiu oferecer mamografias gratuitas às mulheres norte-americanas, sendo depois agregadas outras ações. Com o passar dos anos, a ideia foi se espalhando pelo mundo, chegando ao nosso país e às prefeituras locais de quase todos os estados, inclusive com ampliação de atividades.
Neste ano, Itapevi decidiu lançar no sábado (1º) a Campanha Outubro Rosa & Novembro Azul – Juntos na Prevenção contra o Câncer. A ação unificada tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama e os homens sobre o câncer de próstata. Até 31 de outubro, mulheres com mais de 50 anos devem procurar as unidades básicas de saúde e solicitar o exame de mamografia. Também
neste mês as unidades de saúde irão realizar a análise clínica do sangue de PSA em homens acima de 50 anos. Palestras sobre prevenção serão realizadas nas UBSs até o final de novembro.
Barueri iniciou as atividades da campanha Outubro Rosa no dia 3 de outubro, logo após o primeiro turno das eleições. Com o slogan “Barueri veste rosa”, está oferecendo ao longo deste mês palestras, caminhada, atividades esportivas, rodas de conversa e prestação de serviços na área da saúde.
Santana de Parnaíba também iniciou a campanha na última segunda (3) com a live “É hora de olhar para a pessoa mais importante da sua vida: você. Cuidados simples de vida que combatem o Câncer de Mama”, que pôde ser acompanhada pelas redes sociais do município. Desenvolvida pela Prefeitura Municipal através das secretarias municipais da Mulher e da Família e da Saúde, a programação de 2022 oferece atividades físicas, exames e a tradicional Caminhada do Outubro Rosa.
Em São Roque, a prefeitura ainda prepara diversas ações de orientações às mulheres da cidade sobre a campanha deste ano. O início das atividades, que serão desenvolvidas durante todo o mês, ocorreu na segunda (3) com uma palestra realizada na Câmara Municipal da cidade pela Dra. Marilda Lippi, que trouxe o tema “Outubro Rosa de Todas Nós” e que contou com representantes dos Departamentos de Saúde, Bem-Estar Social, Educação e do Conselho Municipal do Direito da Mulher (CMDM). As palestras prosseguirão até o final do mês.
Já em Cotia, a Secretaria Municipal de Saúde marcou para sábado (8), das 9h às 13h, um mutirão de exame de papanicolaou em mulheres com idade entre 25 e 64 anos de idade. A ação acontecerá em quatro Unidades Básicas de Saúde (Atalaia, Mirizola, Caucaia e Arco-Íris).
Na cidade de Vargem Grande Paulista, a prefeitura também preparou uma programação com exames, palestras e atividades esportivas. Para exames, as Unidades Básicas de Saúde da cidade abrirão aos sábados para atender as mulheres com idade entre 25 e 64 anos, que não conseguem procurar atendimento durante a semana. Nas unidades serão coletados exames de papanicolau e orientações sobre autoexame das mamas.
*Até o fechamento desta reportagem, as cidades de Araçariguama, Cajamar, Carapicuíba, Jandira, Osasco e Pirapora do Bom Jesus ainda não haviam enviado a programação de suas atividades.