Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Câmara de Itapevi lança campanha contra violência doméstica

Logo Giro
Campanha incentiva a denúncia de violência doméstica (Divulgação / Câmara de Itapevi)

Atenta ao aumento expressivo nos casos de violência doméstica durante a pandemia da covid-19, a Câmara Municipal de Itapevi decidiu lançar uma campanha para incentivar a denúncia de agressões.

De acordo com o presidente da Câmara, Professor Rafael (Podemos), a violência contra as crianças aumentou muito nos últimos 12 meses. “Infelizmente as crianças não têm quem as defenda, pois muitas vezes os agressores são os próprios pais ou parentes próximos”.

Com a necessidade de isolamento social, a campanha enfatiza que isso não significa que é preciso ficar em perigo. Em caso de violência doméstica, ligue 180. “Aqui nesta Casa de Leis, a Ouvidoria da Câmara e a Procuradoria da Mulher também estão atuantes na prevenção e atendimento às vítimas da violência doméstica”, comentou o Professor Rafael.

Denúncias caem, mas há subnotificação

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, foram registradas 104 denúncias de maus tratos contra mulheres. Os números são quase 30% maiores quando comparados ao período entre novembro de 2019 e janeiro de 2020, antes da pandemia. Porém, outros casos diminuíram, como a tentativa de homicídio: foram 91 denúncias entre novembro de 2020 até janeiro de 2021 contra 100 entre novembro de 2019 a janeiro de 2020. Já o número de denúncias de violência contra crianças e adolescentes no Brasil caiu 12% entre março e junho de 2020 em comparação ao mesmo período do ano anterior. 

O fechamento das escolas na pandemia pode ser responsável pela queda desses índices. É que, muitas vezes, funcionários das escolas percebem marcas de violência nas crianças e relatam os abusos. No caso da violência contra a mulher, também há subnotificação: muitas vítimas não denunciam por medo de mais agressões. 

Receba nossas notícias em seu e-mail