Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Cajamar: por conta de roubo de armas, cúpula de segurança é exonerada

Logo Giro
Prefeitura de Cajamar abriu uma sindicância para investigar o caso (Divulgação/Secom Cajamar)

Ocorrência foi registrada somente no dia 9, 14 dias depois da GCM de Cajamar descobrir que parte do arsenal da base havia desaparecido; saiba mais

O prefeito de Cajamar, Danilo Joan (PSD), exonerou membros que integravam a cúpula da Secretaria de Segurança Pública da cidade e afastou todos os responsáveis pelo comando da Guarda Civil Municipal (GCM), após o sumiço de 26 armas, pertecentes a corporação.

A medida foi divulgada na sexta-feira (12) e ocorreu após a divulgação do boletim de ocorrência sobre o desaparecimento dos armamentos, no último dia 9 de abril. O então secretário municipal de Segurança e Defesa Social da cidade, Edmilson José Padovani, e Cássio Gonçalves, que atuava como comandante da GCM, foram destituídos dos cargos.

Segundo o portal de notícias “UOL”, foram demitidos também o secretário adjunto de Segurança Pública, Jurandi do Carmo; inspetor da GCM, Ederson Inácio; e o gestor do Programa da Secretaria de Segurança e Defesa social, Marcelo Lima.

Leia mais: Cajamar tem 75 vagas de auxiliar de logística e 4 de vigilante

Além disso, outros quatro agentes que tinham acesso ao arsenal, foram afastados administrativamente. A Polícia Civil de São Paulo  investiga o caso, registrado como perda/extravio e a Corregedoria da Guarda Municipal de Cajamar também instaurou procedimento para apurar o ocorrido.

Roubo de armas em Cajamar: entenda o caso

 O desaparecimento de 19 pistolas e sete revólveres ocorreu no mês passado, na base da corporação e a denúncia foi registrada somente na terça-feira (9).

Segundo o boletim de ocorrência, um dos guardas que fazia a vigilância do espaço, percebeu a ausência sumiço de sete revólveres, no dia 22 de março. A contagem foi feita após a troca do armamento dos integrantes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

Por ser uma sexta-feira, o agente decidiu esperar até segunda-feira, 25 de março, para comunicar o caso a um inspetor, seu superior imediato, “a fim de evitar alarde”.

Armas do arsenal da GCM de Cajamar têm o brasão e o nome (Divulgação / Prefeitura de Cajamar)

Ao ser informado, o inspetor solicitou uma nova contagem de todas as armas da base. Com o levantamento, foi constatado o sumiço de outras 19 pistolas, no qual algumas haviam sido extraviadas sem carregadores.

Ainda conforme o documento, a última contabilização no depósito foi realizada entre 19 e 23 de janeiro. Depois disso, em 26 de fevereiro, foi relatado um dano na fechadura do arsenal, onde foi feita uma manutenção, mas sem a recontagem do armamento.

Segundo o relatório, todos os subinspetores e inspetores da GCM têm cópias das chaves e acesso liberado ao depósito de armas, desde outubro de 2021.

De acordo com a Polícia Civil, o armazém não conta com câmeras de monitoramento. Os armamentos são guardados, “com uma porta de metal e fechadura simples, uma grade de metal com cadeado e uma porta de madeira com fechadura”, como consta no boletim de ocorrência.

Por meio de nota encaminhada ao portal de notícias “G1”, a Prefeitura de Cajamar informou que abriu uma sindicância para apurar o delito. A medida é “conduzida pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal e pela Secretaria Municipal de Justiça, para investigar todos os eventos relacionados ao incidente”.

A administração municipal de Cajamar também comunicou que ter afastado os agentes envolvidos na guarda e vigilância das armas.

O caso foi registrado na Delegacia Central de Cajamar como não criminal em razão da “ausência de indícios que sugiram a subtração do equipamento” e pelo fato do armamento que desapareceu estar para manutenção.

Nota da Prefeitura de Cajamar

Confira abaixo a nota da administração municipal de Cajamar, encaminhada ao G1.

“Nesta quarta-feira, 10 de abril, a Prefeitura Municipal de Cajamar tomou medidas firmes em relação ao desaparecimento de armas na sede do Posto da Guarda Municipal do município afastando imediatamente os agentes envolvidos na guarda e vigilância das armas.

Uma sindicância está em andamento desde o início do caso, conduzida pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal e pela Secretaria Municipal de Justiça, para investigar todos os eventos relacionados ao incidente.

Cajamar: por conta de roubo de armas, cúpula de segurança é exonerada

Base da GCM de Cajamar Caso ocorreu na base da GCM de Cajamar (Reprodução/Google Street Views)

Todas as investigações pertinentes estão sendo conduzidas pela Delegacia de Polícia Civil, após o registro do boletim realizado pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social.

A Prefeitura reafirma seu compromisso inabalável com a transparência, ética e legalidade em todas as suas ações, cooperando integralmente com as autoridades competentes para esclarecer os fatos.”

*com informações do G1, e Metrópoles

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail