Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Cacau Show, sediada em Itapevi, ultrapassa O Boticário e assume liderança de franquias no País

Logo Giro
Sede da Cacau Show está localizada às margens da rodovia Castello Branco, em Itapevi (Uelson Henkell/Jornal Giro S/A)

A fabricante de chocolates alcançou 3.763 lojas em operação no ano passado, aponta Ranking das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil. Em 2022, faturamento da marca cresceu 32% e chegou a R$ 4 bi

Uma das maiores fabricantes de chocolates finos do mundo, a Cacau Show, sediada em Itapevi, alcançou o primeiro lugar na lista das maiores franqueadoras do País. O levantamento faz parte do Ranking das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Unidades, divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou no último dia 9 de fevereiro. As estratégias adotadas pela companhia têm dado tão certo, que o faturamento fechou 2022 em R$ 4 bilhões.

A rede alcançou 3.763 operações em 2022 contra 2.827 no período anterior. Isso representa uma variação positiva de 33,1%, a maior entre as Top 10 do ranking das 50 Maiores Franquias. Segundo o estudo, a Cacau Show  (Alimentação) manteve um ritmo acelerado de expansão e adotou novas estratégias, como um modelo de negócio de menor investimento, fatores que contribuíram para a trajetória de crescimento nos últimos levantamentos. 

O Boticário perde liderança
Em segundo lugar aparece O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar) que, pela primeira vez, não lidera a lista das maiores redes de franquias. Com 3.687 unidades no ano passado ante 3.652 no período anterior, obteve variação de 1%. Na terceria posição se manteve o McDonald’s (Alimentação – Food Service), somando 2.595 franquias em 2021 contra 2.585 no ano anterior, uma variação de 0,4%. A rede é controlada no Brasil pela Arcos Dorados, sediada no bairro Alphaville, na cidade de Barueri.

“O estudo das 50 Maiores deste ano traz muitas movimentações importantes, começando com o novo líder. Embora tenha crescido a participação de redes de Alimentação, vemos uma variedade de segmentos e nichos compondo o grupo e crescendo de forma acelerada. Por fim, entendemos que a implantação de novos modelos de negócio para atender as peculiaridades de um mercado tão diverso como o brasileiro tem crescido dentro dos planos de expansão das redes”, afirmou Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

RANKING
O levantamento da ABF envolve apenas marcas associadas. Ele é realizado a partir do banco de dados da entidade e baseado nas informações inseridas pelas próprias redes. O sistema audita eletronicamente essas informações por meio de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados.

Assim como em 2022, o ranking deste ano envolve 52 marcas em virtude do empate em duas posições (na 30ª e na 46ª). O levantamento revelou também que do total de 52 redes, 16 contam com 1.000 ou mais unidades, somando juntas 50.921 operações ante 48.040 na edição anterior, um crescimento de 6%.

Receba nossas notícias em seu e-mail