giro

Black Friday: 58% dos consumidores preferem comprar pelo e-commerce

Logo Giro
Black
Segundo o estudo, 68% preferem receber ofertas por meio de anúncios nas mídias sociais (Divulgação/Pexels)

Segundo a pesquisa, a maioria dos consumidores pretende gastar acima de R$ 1 mil este ano na Black Friday; confira mais detalhes

No final do mês que vem, novembro, acontece a Black Friday, uma das datas mais buscadas pelo consumidor e importantes para o varejo. Mas, como as pessoas preferem comprar? Segundo o estudo “Intenção de Compra na Black Friday 2024”, realizado pela Wake, empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para o varejo e a indústria, em parceria com o Opinion Box, plataforma de pesquisa de mercado, a maioria dos consumidores planeja realizar suas compras no e-commerce (58,2%).

Já para conquistar esses consumidores, oferecer incentivos como cupons e cashback no cadastro (43,4%) é uma estratégia eficaz. Além disso, é fundamental garantir uma experiência de cadastro rápida e simplificada, já que formulários longos (35%) é a principal razão da desistência da compra. “Ao focar em uma jornada de compra eficiente e otimizada, as marcas conseguem criar conexões genuínas com o consumidor, o que vai muito além da simples transação, garantindo fidelização e uma relação duradoura”, afirma Alessandro Gil, VP da Wake.

*Do total de entrevistados, 89,3% dos consumidores têm intenção ou estão em dúvida se irão comprar na Black Friday.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Black Friday: mais de R$ 1 mil em compras

Segundo a pesquisa, a maioria dos consumidores pretende gastar acima de R$ 1 mil este ano na Black Friday, representando 23,2% dos entrevistados. Em seguida, 18,4% pretendem investir entre R$ 501 e R$ 1 mil em produtos na data. Do total, 20,1% não sabiam qual o valor gastariam. Os dados são referentes aos 89,3% dos consumidores que têm intenção ou estão em dúvida se irão comprar na Black Friday.

Confira mais valores abaixo:

Black Friday: 58% dos consumidores preferem comprar pelo e-commerce

Produtos mais cobiçados

O valor de mais de R$ 1 mil a ser gasto na Black Friday está relacionado às categorias mais desejadas na data, a de Eletrônicos e Informática, itens que costumam ser mais caros. Confira, abaixo, quais produtos as pessoas pretendem comprar:

Black Friday: 58% dos consumidores preferem comprar pelo e-commerce

Compras em marketplaces

Segundo o estudo, 47,8% dos consumidores estão planejando realizar suas compras em marketplaces. Já 44,3% em aplicativos. As lojas físicas também mantêm relevância, e são a preferência de compra de quase 30% dos entrevistados.

Entre os principais motivos para a preferência por compras em marketplaces estão a oferta de melhores preços (46%), a confiança gerada por compras anteriores na plataforma (46%) e a maior variedade de produtos (39%). Além disso, esses canais se destacam como facilitadores na comparação de preços (32%), sendo reconhecidos também pela segurança nas políticas de entrega e devolução, o que atrai 32% dos consumidores. A conveniência e confiabilidade fazem dos marketplaces uma escolha recorrente para muitas pessoas.

Confira a pesquisa completa no link (clique aqui).

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail