Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Trens: bilheterias das Linhas 8 e 9 retomam atendimento

Logo Giro
A companhia reitera que todos os pagamentos à empresa foram rigorosamente cumpridos (Divulgação / Governo de SP)

GREVE: a ViaMobilidade reitera que a comercialização dos bilhetes nas estações das linhas 8 e 9 segue sob responsabilidade da CPTM

Desde a tarde de segunda-feira, 11 de setembro, os funcionários das bilheterias das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, entraram em greve em protesto contra a falta de pagamento de salários e benefícios referentes ao mês de agosto.

Embora a paralisação tenha afetado diretamente os serviços de venda de bilhetes nas estações, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tomou medidas para minimizar o impacto nos passageiros.

LEIA TAMBÉM: Chega a Osasco quarto novo trem para as Linhas 8 e 9

As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda são administradas pela ViaMobilidade, no entanto, a responsabilidade pela venda de bilhetes é atribuída à CPTM, de acordo com o contrato de concessão. Isso significa que a CPTM é a responsável pela gestão e contratação de empresas terceirizadas para operar os serviços de bilheteria.

“A CPTM deslocou funcionários para as bilheterias das linhas 8 e 9, e tudo está funcionando normalmente”, afirmou a concessionária em nota enviada ao GIRO.

Na Região Metropolitana de SP, entre as cidades que compõem o consórcio *Cioeste, os trens das Linhas 8 e 9 circulam em cidades como Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira. Essas duas linhas transportam, em média, um milhão de pessoas ao dia.

CPTM mantém a venda de bilhetes nas linhas 8 e 9

Procurada para comentar sobre a situação, a CPTM confirmou que a venda de bilhetes nas estações das linhas 8 e 9 será mantida com a colaboração de seus próprios funcionários. Segundo a empresa, as estações Itapevi e Carapicuíba, da Linha 8-Diamante, e Grajaú e Osasco, da Linha 9-Esmeralda, continuarão operando normalmente das 4h à meia-noite, enquanto as demais funcionarão das 5h às 23h.

Em nota, a a ViaMobilidade recomenda aos clientes a compra antecipada de bilhetes, como forma de evitar eventuais atrasos nos seus deslocamentos (Divulgação / Governo de SP)

A CPTM informou que, assim que foi notificada da desistência da empresa terceirizada que fornece funcionários para as estações, instaurou um procedimento para aplicar as sanções previstas em contrato devido ao descumprimento do serviço. A companhia ressaltou que todos os pagamentos à empresa terceirizada foram rigorosamente cumpridos e está avaliando outras opções para garantir a continuidade do serviço.

Além da compra de bilhetes nas bilheterias, os passageiros também têm a opção de adquirir passagens por meio de cartões TOP, Bilhete Único e Fidelidade, pagamento via WhatsApp e aplicativo de celular, bem como utilizar as máquinas de autoatendimento para compra e recarga de bilhetes.

O que diz a ViaMobilidade
“Devido à paralisação da empresa responsável pelas bilheterias em algumas estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que tem contrato de prestação de serviço assinado junto à CPTM, a ViaMobilidade recomenda aos clientes a compra antecipada de bilhetes, como forma de evitar eventuais atrasos nos seus deslocamentos. A ViaMobilidade reitera que, de acordo com o contrato de concessão, a comercialização dos bilhetes nas estações das linhas 8 e 9 segue sob responsabilidade da CPTM.”

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail