Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Chega a Osasco quarto novo trem para as Linhas 8 e 9

Logo Giro
Quarto novo trem foi entregue no Pátio de Presidente Altino, em Osasco (Lucas Mendes / ViaMobilidade / Divulgação)

O primeiro novo trem já está em operação desde junho, enquanto o segundo foi inserido em agosto e o terceiro está em fase final de testes

A ViaMobilidade, empresa responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens metropolitanos de São Paulo, deu mais um passo importante na renovação de sua frota no último fim de semana, com a chegada do quarto trem de um lote de 36 unidades adquiridas da renomada fabricante Alstom. A nova composição foi entregue no grandioso pátio de manutenção da Estação Presidente Altino, em Osasco.

Na Região Metropolitana de SP, entre as cidades que compõem o consórcio *Cioeste, os trens das Linhas 8 e 9 circulam em cidades como Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira. Essas duas linhas transportam, em média, um milhão de pessoas ao dia.

Chega a Osasco quarto novo trem para as Linhas 8 e 9
Chegada do Alpha 04 ao Pátio da Estação Presidente Altino, em Osasco (Divulgação / ViaMobilidade)

Antes de entrar em serviço, o novo trem passará por uma rigorosa bateria de testes não tripulados, assegurando a segurança e o conforto dos passageiros. Estes trens da série 8900 fazem parte de um ambicioso programa de investimentos no valor de R$ 4 bilhões, que está previsto para os três primeiros anos de concessão, em um contrato que se estenderá por 30 anos.

O primeiro dos novos trens já está operando desde junho, o segundo foi integrado à frota em agosto e o terceiro encontra-se atualmente na fase final de testes. Cada composição adquirida pela ViaMobilidade é composta por oito carros (vagões), reforçando a capacidade de transporte nas linhas. O trem tem capacidade de transportar 2,6 mil passageiros.

Novo trem prioriza a inovação e conforto dos passageiros

Os novos trens trazem uma série de inovações, combinando um design moderno com cores que fazem referência às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, usando tons de cinza e verde, respectivamente. Além disso, essas composições são mais leves, feitas de aço inoxidável com uma vida útil estimada de mais de 40 anos, além de possuírem janelas e portas mais amplas, contribuindo para uma experiência de viagem mais agradável.

Chega a Osasco quarto novo trem para as Linhas 8 e 9
Novos trens possuem tecnologia avançada, incluindo sistemas de contagem de passageiros (Lucas Mendes / ViaMobilidade / Divulgação)

No que diz respeito ao conforto dos passageiros, os trens estão equipados com ar-condicionado e apresentam um layout de salão contínuo, permitindo maior liberdade de movimento entre os carros. Também foram projetados com atenção à acessibilidade, incluindo pega-mão para pessoas de diferentes alturas e áreas reservadas para passageiros com deficiência, bem como assentos identificados como preferenciais.

LEIA TAMBÉM: The Town 2023: linhas de trem e metrô funcionarão 24 horas

Além disso, esses trens são equipados com tecnologia de ponta, incluindo sistemas de contagem de passageiros, mapas dinâmicos das linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras retrovisoras e detectores e extintores de incêndio. Todas as características e materiais de revestimento dos trens são antichamas, garantindo ainda mais a segurança dos passageiros.

Essa aquisição e modernização da frota refletem o compromisso da ViaMobilidade em oferecer uma experiência de viagem de alta qualidade, aliando inovação e conforto para os passageiros das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Com essas melhorias, a empresa visa aprimorar ainda mais o transporte público na cidade de São Paulo e garantir a satisfação dos usuários por muitos anos.

A concessionária destaca que os trens possuem tecnologia avançada, incluindo sistemas de contagem de passageiros, mapas em tempo real das linhas, monitores com transmissões de vídeo, câmeras retrovisoras e um completo sistema de vigilância por vídeo.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail